pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: As Mulheres Cristãs e a Teologia Cristã

As Mulheres Cristãs e a Teologia Cristã


Deus criou o ser humano — homem e mulher — à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27). Fomos criados por Deus e para Deus. Isso significa que a existência humana perde o sentido longe de seu Criador. Infelizmente, o ser humano escolheu pecar, e o pecado gerou esse afastamento. Felizmente, porém, Jesus Cristo foi prometido (Gn 3.15) e, finalmente, enviado à terra para resolver o principal problema humano: o pecado (Gl 4.4; Jo 3.16).

Pela fé na Pessoa de Jesus Cristo, homem e mulher são restaurados à comunhão com Deus. Mas essa comunhão exige crescimento contínuo na graça e no conhecimento (2Pe 3.18). Por isso, Deus nos deu o Espírito Santo (Jo 16.13; Rm 8.14) e a Bíblia (Sl 119.105; 2Tm 3.16) para gerar esse crescimento. Sendo assim, homem e mulher precisam de teologia para entender a Bíblia com relativa profundidade. Embora a teologia seja serva da Bíblia, por meio do labor teológico podemos crescer no conhecimento de Deus. Afinal, Deus levantou mestres visando esse propósito (Ef 4.11).

O foco deste texto é o público cristão feminino. As mulheres, de forma geral, precisam de teologia. Não estou dizendo que toda mulher cristã deve ter um diploma de teologia na parede de sua casa. Estou dizendo que as mulheres devem buscar mais conhecimento de teologia. A teologia não é abstrata no sentido de não possuir relevância prática. Na realidade, sem uma compreensão teológica correta, não existirá obediência piedosa e consciente.

Via de regra, a literatura, os grupos de estudo bíblico e os eventos produzidos para o público feminino são, em grande parte, focados nas emoções, na estética, nos sonhos, e assim por diante. Isso é errado? De modo algum! Essas áreas devem ser abordadas. O Senhor tem interesse na totalidade do ser humano. Todavia, por que há pouco investimento para formar uma mulher com mente teológica e coração doxológico?

Louvo a Deus por lecionar em uma classe de teologia em que o número de homens e mulheres é bastante equilibrado. Ambos os gêneros estão envolvidos no crescimento teológico. Não tenho dúvidas de que a teologia unida à graça sempre produzirá excelentes resultados na igreja, no lar e na sociedade. Por isso, quero indicar 11 livros importantes sobre teologia e vida cristã. Homens e mulheres se beneficiarão com a leitura deles.

(1) Bases da Fé Cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender (Wayne Grudem); (2) Entendes o que lês? Um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica (Gordon Fee & Douglas Stuart); (3) Incomparável: 10 maneiras em que Deus é diferente de nós e por que isso é algo bom (Jen Wilkin); (4) Mulheres da Palavra: como estudar a Bíblia com nossa mente e coração (Jen Wilkin); (5) Fundamentos da Teologia da Vida Cristã (Marcos Granconato).

(6) Somos Todos Teólogos: uma introdução à teologia sistemática (R. C. Sproul); (7) O Que Estão Fazendo Com a Igreja: ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro (Augustus Nicodemus); (8) Defendendo Sua Fé: uma introdução à apologética (R. C. Sproul); (9) História da Igreja Cristã (Robert H. Nichols); (10) Panorama do Antigo Testamento (Samuel J. Schultz & Gary V. Smith) e (11) Panorama do Novo Testamento (Walter M. Dunnett).

Você, mulher, invista em seu crescimento. Aprofunde o relacionamento com o teu Salvador. Busque profundidade e equilíbrio em todos os aspectos de sua vida. Não se satisfaça com pouco, pois Deus tem muito para lhe dar. Teologia fraca produz mulheres fracas, afirmou John Piper. Não entenda mal. A mulher forte não é a mulher grosseira, ríspida, sem educação e amarga. A mulher forte é aquela que ama profundamente a Cristo e está disposta a sofrer por Ele.

Termino a reflexão citando, mais uma vez, John Piper: Teologia fraca não dá a uma mulher um Deus grande o suficiente, forte o suficiente, sábio o suficiente, bom o suficiente para lidar com as realidades da vida de maneira a capacitá-la a magnificá-lo e a seu Filho o tempo todo.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!