pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Entre Lençóis - Uma visão bem-humorada da intimidade sexual no casamento: Kevin Leman

Entre Lençóis - Uma visão bem-humorada da intimidade sexual no casamento: Kevin Leman


A sexualidade é um assunto de imensa importância, especialmente para os cristãos, os quais foram chamados para glorificar a Deus em seus corpos (1Co 6.20).     Falar sobre sexo ainda é um tabu no meio evangélico. Alguns trazem para o casamento aquilo que aprenderam do mundo; outros, trazem aquilo que aprenderam da tradição familiar (que nem sempre é algo positivo). A visão liberal demais ou conservadora ao extremo são ambas prejudiciais para a relação íntima no casamento.

O psicólogo cristão Kevin Leman aborda a intimidade sexual de forma bem-humorada (particularmente, eu ri muito em alguns trechos do livro) e sem rodeios. Ele vai direto ao ponto, podendo deixar alguns leitores de cabelo em pé. O autor tem vasta experiência na área, o que fica evidente em seus conselhos. Quem nos brindou com a tradução desse livro foi a editora Mundo Cristão. Publicada no Brasil em 2012, a obra possui 240 páginas, divididas em 16 capítulos.

No capítulo 1 (“A história de dois casais”), ele conta a história de dois casais. O primeiro é um casal virgem, e o segundo é um casal que foi sexualmente ativo antes do casamento. Nenhum dos quatro cônjuges olhavam o sexo da mesma forma, o que resultou em problemas para a relação. A suma é: o sexo é muito importante, e negar isso é um autoengano perigoso. No capítulo 2 (“Uma cama cheia de gente”), o autor mostra que toda pessoa chega ao casamento com “bagagens” que formaram a sua mentalidade sobre o sexo. Como identificar isso? Como lidar com as lembranças do passado sexual?

No capítulo 3 (“Agite, rale e role! Porque vale a pena buscar uma vida sexual”), o autor aprofunda o assunto. Calcado nas Escrituras, ele fornece vários conselhos tanto para a esposa quanto para o marido. Por que os cônjuges devem buscar a satisfação sexual um do outro? Quais os benefícios dessa satisfação? No capítulo 4 (“Aprenda a fazer música: a primeira noite e depois”), somos inseridos no princípio do “o mais devagar possível”. Isso significa que o sexo é uma construção. A primeira noite pode ser decepcionante, mas ao longo dos anos a prática lapidará o sexo e o tornará eletrizante.

O capítulo 5 (“Uma conexão muito especial: posições sexuais”), apresenta dicas sexuais práticas e detalhadas: homem por cima, mulher por cima, lado a lado, etc. Direto ao ponto, sem eufemismos. No capítulo 6 (“O grandeO’), o autor fala sobre orgasmos e ejaculação precoce. Este capítulo inclui métodos para retardar a ejaculação e não “chegar lá” muito depressa. O capítulo 7 (“Deleites orais”), aborda a prática do sexo oral. O autor deixa bem claro sua opinião quanto a isso, e encoraja os casais a desfrutarem desse recurso, ao oferecer dicas em mínimos detalhes.

No capítulo 8 (“Apenas para homens”), Kevin Leman fala exclusivamente aos maridos. Eles devem cuidar de sua higiene pessoal, precisam compreender a complexidade do corpo feminino e, sobretudo, precisam entender que as fantasias das mulheres são completamente diferentes das fantasias dos homens. No capítulo 9 (“Apenas para Mulheres”), o autor conversa de perto com as esposas. Elas também precisam entender que os homens são diferentes, especialmente na frequência do sexo.

No capítulo 10 (“31 sabores: e nenhum deles é sorvete!”), o autor fala sobre diversas coisas: lingerie nova, perfumes, odores, gemidos, brinquedos sexuais, lugares diferentes para o sexo, etc. Vale destacar que o autor repudia o sexo anal e o assistir filmes pornográficos a dois. O capítulo 11 (“Desligue aquilo que desliga”), trata de inibições que impedem a completa entrega ao sexo no casamento. As inibições podem ser parentais, religiosas, de amizades e/ou pessoais. O caminho a ser seguido é o da maturidade. Só assim o casal poderá se expressar plenamente na cama.

No capítulo 12 (“O maior inimigo do sexo”), o autor mostra que o maior inimigo do sexo não é a impotência sexual, os filhos ou algo do tipo. O maior inimigo do sexo para as mulheres é o cansaço. A maioria parece nunca ter disposição. Para o homem, segundo o autor, o maior inimigo é a falta de imaginação da esposa. Quando há muita relutância da esposa, o marido perde o interesse. No capítulo 13 (“Seu Q.I. sexual”), o autor ressalta a importância da comunicação sexual. Pode ser difícil, mas conversar sobre isso é necessário. No capítulo 14 (“Cansado demais para o prazer”), Leman mostra alguns obstáculos que podem surgir por fatores, como: remédios, doenças e dores. Em seguida, ele fornece conselhos para solucionar essas coisas.

No capítulo 15 (“Sexo no inverno”), o autor não fala do clima, mas da idade. À medida que envelhecem, o que muda no corpo do homem e da mulher? É possível manter uma boa frequência mesmo aos 50/60 anos? No capítulo 16 (“Como Moby Dick”), são fornecidas orientações para a autoimagem. Fique longe de comparações e de tudo aquilo que se torna uma barreira para o seu relacionamento sexual. Após um breve epílogo, as últimas páginas apresentam 30 respostas que o Dr. Kevin Leman ofereceu a 30 casais que enfrentavam problemas na área sexual. Portanto, aprofunde o seu conhecimento com a leitura do excelente livro Entre Lençóis.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!