pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Pastafarianismo: a Religião do deus espaguete. Você já ouviu falar?

Pastafarianismo: a Religião do deus espaguete. Você já ouviu falar?


Você gosta de espaguete? Um delicioso espaguete combina muito bem com o dia de domingo. Mas será que espaguete combina com religião? A pergunta pode parecer estranha, eu sei. O motivo da pergunta, porém, é que existe uma religião que adora o deus chamado Monstro do Espaguete Voador, caracterizado com pêndulos oculares flexíveis, dois olhos de almôndegas e infinitos braços de macarrão. Essa divindade é adorada pelo Pastafarianismo. Vamos falar um pouco sobre essa seita.

Em 2005, o físico americano Bobby Henderson fundou essa maluca religião. Tudo começou por causa de um protesto. O conselho educacional da cidade de Dover (Pensilvânia) exigiu que os professores ensinassem na sala de aula a teoria do Design Inteligente e do Criacionismo, ou seja, a ideia de que o universo foi planejado e criado por um Ser sobrenatural e inteligente. Essa vertente deveria ser ensinada como alternativa à teoria da evolução.

Bobby Henderson não gostou da decisão do conselho. Assim, ele protestou e disse acreditar em um ser sobrenatural chamado Monstro do Espaguete Voador. Por isso, o Pastafarianismo também deveria ser ensinado nas aulas de ciências. É evidente que Bobby estava sendo satírico ao propor tal teoria. Todavia, essa proposta foi ganhando forma e tornou-se uma religião organizada, com crenças, ritos e milhares de seguidores.

Por exemplo, Bobby escreveu um livro para a seita chamado O Evangelho do Monstro do Espaguete Voador, que foi entregue diretamente pelo Monstro do Espaguete Voador ao pirata (leia-se “profeta”) Mosey. Em essência, a obra tira sarro do Criacionismo e das histórias bíblicas. A origem de todas as coisas é atribuída ao Monstro do Espaguete Voador, sem contar que alguns acontecimentos bíblicos são modificados na tentativa de rebaixar a Palavra de Deus, como se ela fosse intelectualmente absurda.

As crenças ensinadas no livro falam de um paraíso que inclui um vulcão de cerveja e uma fábrica de strippers. Por outro lado, também há um inferno com cerveja sem álcool e quente e strippers portadoras de doenças sexualmente transmissíveis. Há muitas outras coisas que envolvem a confissão dessa seita. Mas isso é suficiente para vermos a insanidade dessa turma.

Por incrível que pareça, foi permitido à seita celebrar casamentos. O primeiro casamento ocorreu na Nova Zelândia, em 2016. Além disso, alguns seguidores ainda são capazes de tirar foto com um escorredor de macarrão na cabeça. Um devoto austríaco, por exemplo, tirou uma foto desse jeito e a colocou em sua carteira de motorista. Que vergonha alheia!

Ao olharmos para tudo isso, só podemos concluir que o coração humano é uma fábrica de ídolos”, como disse Calvino. Também fazemos coro com o salmista, que afirmou que o insensato conclui que não há Deus” (Sl 53.1). Muitos querem provar que a Palavra de Deus e que o Deus da Palavra são falsos. Alguns tentam fazer isso “cientificamente”; outros, de maneira jocosa, como é o caso do Pastafarianismo. Toda tentativa é inútil. É melhor que desistam logo.

Como cristãos, precisamos anunciar as boas-novas de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, expor as seitas que surgem a todo vapor. O evangelho é poder, porque o Deus do evangelho é o Todo-Poderoso Criador e Sustentador de todas as coisas. A garantia que temos é que o evangelho triunfará sobre toda oposição. Portanto, sigamos o imperativo bíblico: “Pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina” (2Tm 4.2).



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!