pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Olhares Escatológicos (2/4): Pré-Milenismo Histórico

Olhares Escatológicos (2/4): Pré-Milenismo Histórico


O Pré-Milenismo Histórico é a corrente escatológica que ensina que Jesus voltará antes (Pré) do estabelecimento dos mil anos (Milênio) na terra. Historicamente, essa compreensão foi defendida nos primeiros séculos da Igreja por teólogos, como: Justino Mártir (100—165), Ireneu (130—200), Tertuliano (160—220) e outros. Teólogos contemporâneos de alto gabarito também seguiram o pré-milenismo histórico: George E. Ladd (1911—1982), Russell P. Shedd (1929—2016), Grant R. Osborne (1942—2018), Millard J. Erickson (1932) e vários outros.

O pré-milenista histórico acredita que a vontade de Deus será feita na terra entre os homens. Isso ocorrerá na Segunda Vinda de Cristo, quando o Senhor retornar para estabelecer o Seu reino milenar. Aqui, alguns pré-milenistas afirmam que o reino milenar durará mil anos literais, enquanto outros afirmam a possibilidade de ser um tempo indeterminado.

Mas o que deve acontecer antes de Jesus voltar para estabelecer o Milênio? Um dos sinais é o esfriamento espiritual da maioria: “E, por se multiplicar a maldade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24.12). Não só isso. Haverá um Anticristo e uma Grande Tribulação sobre a terra, que acentuará a angústia e o sofrimento, podendo, inclusive, ocorrer fenômenos cósmicos. A Igreja de Cristo estará na terra quando tudo isso acontecer. Nesse sentido, tecnicamente falando, os pré-milenistas são pós-tribulacionistas, ou seja, eles creem que a Igreja passará pela Grande Tribulação.

Assim, o Milênio será uma intervenção sobrenatural de Deus para colocar um basta no caos mundial. Durante os mil anos, Satanás estará preso. Por isso, haverá prosperidade, justiça e paz na terra. No fim dos mil anos, Satanás será solto e intentará a última investida contra Cristo. No entanto, ele será derrotado mais uma vez e, finalmente, será lançado no lago de fogo para sempre.

Outra característica do pré-milenismo é afirmar que as duas ressurreições de Apocalipse 20.4-6 são físicas. A primeira, é a ressurreição dos cristãos que ocorrerá antes do Milênio. A segunda, é a ressurreição dos ímpios que ocorrerá após o Milênio. Os crentes ressuscitam primeiro para reinar com Cristo durante os mil anos. Já os ímpios ressuscitam para enfrentar o julgamento final. Em suma: há duas ressurreições físicas separadas por um Milênio terreno.

E quanto à Israel? O pré-milenista crê que a Igreja do Novo Testamento se tornou o Israel espiritual, o que significa que muitas promessas feitas à Israel se cumprem agora na Igreja. Todavia, isso não quer dizer que Deus abandonou Israel. No futuro, a nação de Israel como um todo se voltará para Jesus e será salva (Rm 11.15-16). Assim, Deus vai usar Israel como um poderoso instrumento para que o mundo todo seja abençoado. Essas coisas ocorrerão no Milênio.

Particularmente falando, o Pré-Milenismo Histórico é mais coerente que o Pré-Milenismo Dispensacionalista. No entanto, esse sistema também possui bases frágeis e inconsistentes. O pré-milenismo e outras linhas insistem em interpretar os eventos de Mateus 24 de maneira futurista. Isso é contraditório com o ensino de Jesus, que afirmou que aqueles eventos ocorreriam na geração do século 1º: “Em verdade lhes digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mt 24.34).

Além disso, parece incoerente separar a ressureição dos cristãos da ressurreição dos ímpios. A ressurreição de todos eles acontecerá simultaneamente: “Não fiquem maravilhados com isso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo 5.28-29).

Por fim, o reino de Cristo foi estabelecido na Primeira Vinda: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês” (Lc 11.20). Isso significa que Cristo já está reinando e subjugando todos os Seus inimigos. A sede do Seu reino é o céu, mas podemos ver os seus efeitos sobre a terra. O pré-milenista parece não reconhecer isso, pois ele é controlado pela perspectiva pessimista do futuro. Devido a essas e outras razões é que não sou um pré-milenista histórico.



Fabrício A. de Marque



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