pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Judas se enforcou ou morreu por ter caído de um lugar alto?

Judas se enforcou ou morreu por ter caído de um lugar alto?


A Palavra de Deus registra dois relatos acerca da morte de Judas Iscariotes que, aparentemente, são contraditórios. Observe cada um deles. O relato de Mateus diz: “[...] Judas, atirando as moedas de prata para dentro do templo, retirou-se e se enforcou” (Mt 27.5). Já o relato de Lucas nos informa que Judas “adquiriu um campo com o preço da iniquidade e, caindo de cabeça, rompeu-se pelo meio, e todos os seus intestinos se derramaram” (At 1.18).

De que maneira, afinal, Judas morreu? Ele se enforcou ou caiu de um lugar alto rompendo-se em pedaços? Primeiramente, é importante dizer que não há contradição nesses relatos, porque “[...] homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21). Se alguém disser que a Bíblia possui contradição, essa pessoa está afirmando que o Espírito Santo é confuso e contraditório. Isso seria uma tremenda ofensa!

Assim, precisamos considerar um detalhe importante em relação às narrativas bíblicas. Às vezes, o mesmo acontecimento é explicado por autores diferentes e sob perspectivas diferentes. A perspectiva que o autor bíblico escolhe, geralmente tem a ver com o destinatário, ou seja, com o público que lerá o relato que ele escreveu.

Mateus escreveu para o público judeu, enquanto Lucas escreveu para o público gentio. Por isso, é natural que eles falassem da morte de Judas destacando alguns detalhes e omitindo outros. Para ilustrar esse ponto, pense nos noticiários de TV. Se você ouvir uma notícia no Jornal da Band e, depois, ouvir a mesma notícia no Jornal do SBT, perceberá detalhes omitidos em um telejornal, mas presentes no outro. É a mesma notícia, mas não é a mesma perspectiva.

É isso que está acontecendo no relato de Mateus e Lucas. Como, então, entender a queda de Judas do alto de um penhasco? Embora saibamos que se trata de perspectivas diferentes de um mesmo acontecimento, não há nenhuma afirmação explícita sobre como o corpo de Judas caiu de um lugar alto. Só é dito que o corpo caiu de lá. Isso quer dizer que precisamos inferir logicamente para chegarmos a uma resposta.

Há três possibilidades: (1) Judas estava suspenso em uma corda amarrada a uma árvore no alto de um penhasco. Devido ao peso do corpo, aos poucos o galho perdeu resistência e se quebrou. Com a queda violenta, o corpo de Judas se abriu, porque provavelmente caiu em cima de pedras pontiagudas.

(2) Outra possibilidade é que o galho da árvore tenha se quebrado assim que Judas se lançou sobre ele. O peso do corpo foi maior que a resistência do galho. Dessa forma, o galho não se quebrou aos poucos, mas bruscamente, levando Judas a morrer enforcado e despedaçado praticamente ao mesmo tempo.

(3) A terceira e última possibilidade é que alguém, ao ver Judas pendurado com a corda no pescoço quase morrendo ou já estando morto, decidiu cortar a corda, precipitando-o do penhasco. Alguém fez isso talvez para garantir a sua morte. São apenas sugestões e possibilidades. Alguns estudiosos preferem não tentar harmonizar os relatos de Mateus e Lucas.

Portanto, ainda que certos detalhes de alguns acontecimentos bíblicos tenham sido ocultados de nós, a Palavra de Deus permanece verdadeira em tudo o que diz. Tenho comigo que as passagens difíceis e conflitantes da Bíblia foram deixadas por Deus propositadamente. Não para nos confundir, mas para que ocupemos a mente e o coração com a Sua Palavra: “[...] na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!