pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. Que Liberdade é Essa?

"Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. Que Liberdade é Essa?


Observe o seguinte versículo: “Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2 Coríntios 3.17). Usando este texto como argumento, alguns cristãos afirmam que podemos expressar a nossa liberdade no culto público de várias maneiras.

Podemos pular durante o louvorzão. Podemos dançar livremente. Podemos cair no Espírito e até mesmo rodopiar no Espírito. Aliás, já vi pessoas rindo descontroladamente, afirmando que estavam sob a unção do Espírito Santo. Será que o versículo está falando sobre essas coisas?

Olhemos para o contexto. Paulo está contrastando a Antiga Aliança mosaica com a Nova Aliança no Espírito. Existe um véu que cobre o coração do incrédulo, impedindo-o de compreender os escritos de Moisés. Ele lê, mas é incapaz de entender, porque ele ainda está morto em seus pecados. Para que haja entendimento, ele precisa ser regenerado. Em outras palavras, o véu precisa ser removido. E o véu só pode ser removido em Cristo.

Assim, quando esse incrédulo se volta para o Senhor, o véu é imediatamente removido de seu coração. Visto que “o fim da lei é Cristo” (Rm 10.4), ele não tem mais o véu cobrindo o seu coração. Dessa forma, ele começa a ser gradativamente transformado à imagem de Jesus (2Co 3.18; Rm 8.29). Ele experimentou a verdadeira liberdade. Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. É dessa liberdade que o texto fala.

Em Cristo, somos verdadeiramente livres (Jo 8.36; Cl 1.13). Somos livres para fazer o que Deus quer, e não o que queremos. Percebe como é perigoso interpretar um versículo fora de seu devido contexto? A interpretação do texto não é livre. Ela não pode atropelar as regras básicas da hermenêutica, como o contexto, por exemplo.

Portanto, desfrutemos da verdadeira liberdade que é ensinada no texto. O véu foi removido de nosso coração pelo Espírito Santo. Novos anseios foram colocados dentro de nós. Carregamos no peito um novo coração. Não somos mais cegos nem mortos. Temos o Espírito de Deus: “E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente” (1Co 2.12).



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!