pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Olhares Escatológicos (4/4): Pós-Milenismo

Olhares Escatológicos (4/4): Pós-Milenismo


O Pós-Milenismo é a linha escatológica que afirma que Cristo retornará fisicamente à terra após o Milênio. O reino de Deus foi inaugurado na Primeira Vinda de Cristo. Cristo reina espiritualmente no coração dos cristãos. O reino de Deus é uma realidade presente, e não futura. Todavia, o ápice do reino de Deus — marcado por justiça, paz e prosperidade — é futuro. Esse período, chamado Milênio, antecederá o Retorno de Jesus. O Milênio é simbólico. Por isso, a sua duração exata não pode ser determinada por nós.

A lista de teólogos pós-milenistas é extensa. Citarei apenas alguns deles. Na época da Igreja Primitiva, temos: Eusébio de Cesareia (260—340), Atanásio (296—372) e Agostinho de Hipona (354—430). Dentre os teólogos contemporâneos, podemos citar: João Calvino (1509—1564), John Owen (1616—1683), Jonathan Edwards (1703—1758), Charles Hodge (1797—1878), Augustus H. Strong (1836—1921), Benjamim B. Warfield (1851—1921), R. C. Sproul (1939—2017), e muitos outros.

O Pós-Milenismo adota a interpretação preterista parcial do livro de Apocalipse e de outras passagens proféticas. Isso significa que a maioria das profecias bíblicas se cumpriu no passado, na geração de Jesus. Um exemplo disso é a Grande Tribulação. Para o pós-milenista, a Grande Tribulação de Mateus 24.21 se cumpriu no ano 70 d.C., quando o exército romano invadiu Jerusalém e destruiu o Templo sagrado. Com isso, a era judaica chegou ao fim e a era cristã foi inaugurada. Portanto, não haverá uma Grande Tribulação no futuro.

Em relação ao Anticristo, o Pós-Milenismo afirma que ele não é um indivíduo que surgirá futuramente no cenário mundial. Na realidade, o Anticristo é impessoal, pois se trata de um movimento, e não de uma pessoa. O Anticristo é um “espírito” que opera nos falsos mestres, levando-os a ensinar heresias (1Jo 4.3). O “espírito” do Anticristo estava presente na época do Novo Testamento e continua presente em nossos dias, atuando por meio das seitas modernas.

Além disso, o Anticristo e a besta de Apocalipse 13 (cujo número é o famoso 666) não são a mesma coisa. A besta representa o Império Romano e também Nero, que governava o império durante a escrita do livro de Apocalipse. Uma prova disso é que a Bíblia diz que a besta recebeu autoridade para agir durante 42 meses (Ap 13.5). E, de fato, Nero começou a perseguir os cristãos em novembro do ano 64 d.C. A perseguição só terminou com o seu suicídio em meados de junho do ano 68 d.C., ou seja, exatos 42 meses.

O Pós-Milenismo é a única corrente escatológica otimista em relação ao futuro. No futuro, a maioria das pessoas será alcançada pelo poder do Evangelho. O mundo será cristianizado e os efeitos do Evangelho atingirão todos os campos da sociedade humana. Considere, por exemplo, todas as conquistas do Cristianismo desde a sua fundação até hoje. Pense na multidão que já foi salva. O Cristianismo começou com 12 apóstolos, mas hoje, milhões de pessoas seguem o Evangelho de Jesus.

Jesus disse que o reino de Deus “é como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças [...]” (Mc 4.31-32). O mundo não ficará pior, porque o reino de Deus está crescendo gradualmente sobre toda a terra. Alguns citam as guerras mundiais e outras tragédias para dizer que as coisas ficarão piores. Isso é exegese de jornal, e não exegese bíblica. Ora, Deus não prometeu que Abraão teria um filho mesmo em sua velhice? E aconteceu, apesar das circunstâncias.

Cristo está reinando neste momento. Progressivamente, o Senhor está subjugando os Seus inimigos. O último inimigo a ser derrotado é a morte (1Co 15.24-26). Quando a morte será derrotada? Quando Cristo retornar fisicamente (depois do Milênio simbólico) e nos ressuscitar dentre os mortos.

Portanto, o Pós-Milenismo é o sistema que melhor interpreta as passagens proféticas da Bíblia. A perspectiva otimista está fundamentada na promessa de Deus, e não no noticiário. O Pós-Milenismo crê no sucesso da Grande Comissão (Mt 28.19-20). Crê que toda a terra se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11.9). Assim, por essas e outras razões (que não puderem ser comentadas neste texto), é que sou pós-milenista.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!