pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Onde estão os corpos de Enoque e Elias?

Onde estão os corpos de Enoque e Elias?


Depois que o pecado entrou no universo, a morte passou a fazer parte da história. Deus estabeleceu a morte como uma das consequências do pecado de Adão. No entanto, a morte não é o fim da existência humana. Após a morte física, o homem deve enfrentar o juízo perante o Criador de todas as coisas (Hb 9.27).

Além disso, embora o corpo vá para a sepultura temporariamente, a alma sobrevive à morte física. Seja no céu ou no inferno, a alma está consciente, e ali ficará até o dia da ressureição final em que será novamente unida ao corpo físico.

A morte é uma realidade universal. Contudo, Enoque e Elias não passaram pela morte. Sobre Enoque, a Bíblia diz: “Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gn 5.24). Sobre Elias, é dito: “De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho” (2Rs 2.11).

Se Deus determinou que os homens deveriam morrer, por que Enoque e Elias não morreram? E se eles foram levados para o céu com seus corpos, isso significa que não haverá ressurreição para eles? Os corpos de Enoque e Elias já se tornaram incorruptíveis no céu? Afinal, Paulo disse que “carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível” (1Co 15.50).

Vários teólogos acreditam que Enoque e Elias foram trasladados, porque eles desempenharão um papel fundamental no fim dos tempos, atuando como as duas testemunhas de Apocalipse 11.3. As Testemunhas de Jeová negam que Elias tenha ido para o céu. Segundo eles, Elias foi levado para alguma cidade ou país. A profetisa do Adventismo, Ellen G. White (1827—1915), disse que Enoque foi levado para outro planeta do sistema solar.

Deixando de lado essas opiniões, é necessário dizer que Enoque e Elias estão, de fato, no céu. Eles foram arrebatados ao céu sem passar pela morte física. Sendo assim, Enoque e Elias estão no céu com os seus corpos físicos. Quanto à natureza de seus corpos, a história é outra. Simplesmente não temos respostas para isso. Há detalhes que não foram revelados por Deus: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor [...]” (Dt 29.29).

O fato de Enoque e Elias não terem passado pela morte, é uma evidência do favor de Deus sobre eles. Esses servos do Senhor são exceções à regra de que “ao homem está ordenado morrer uma só vez” (Hb 9.27). Eles não morreram e estão diante do Senhor nesse momento. Que privilégio!

Por fim, para quem está em Cristo, há uma possibilidade de não passar pela morte física também. Embora eu creia firmemente que não somos a geração do Retorno de Jesus, a Bíblia diz que os crentes que estiverem vivos quando Jesus retornar, serão transformados sem passarem pelo processo de morte: “[...] os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre” (1Ts 4.17).

Muito mais importante do que ser livrado da morte física, é ser livrado da segunda morte, a morte eterna. Se você está em Cristo, a segunda morte não poderá te atingir. Jesus enfrentou a morte que você merecia enfrentar e você ganhou a vida que não merecia receber. Diante de tudo isso, a única atitude que podemos ter é de louvor e gratidão.


“Obrigado, Senhor Jesus, por tudo que fizeste por mim!”



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!