pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Corra dos Manipuladores do Amor

Corra dos Manipuladores do Amor

 

Há muitos relacionamentos amorosos abusivos por aí. Não se engane, pois essa é uma realidade presente no universo cristão também. Já ouvi muitas histórias sobre isso. Por exemplo, um rapaz solteiro da igreja está interessado em determinada moça e, então, para dar um jeitinho na situação, ele diz para a moça: “Deus me disse claramente que você é a pessoa certa para eu me casar”. Deus falou para ele, mas não falou nada para ela.

Influenciada por vários fatores, como carência, idade, etc., muitas moças acabam acreditando e se envolvendo em um relacionamento precipitado. Dependendo do tipo de rapaz, sair de um relacionamento assim pode se tornar uma missão quase impossível. Sem contar as feridas que serão geradas em um relacionamento que começa dessa maneira.

Conheço várias histórias de supostas “revelações” dadas por Deus, mostrando a pessoa certa para se casar. Aliás, já vi líder de igreja, até então solteiro, afirmar coisas desse tipo. É muito lamentável quando abusam da posição que ocupam para satisfazer os próprios desejos, e ainda usando o nome de Deus para isso.

Não pense que apenas as mulheres são vítimas desse tipo de manipulação. Há mulheres que fazem o mesmo, chegando a apelar para a sensualidade a fim de conquistar o tão desejado homem de Deus. Tudo isso não passa de carnalidade e desespero em satisfazer os desejos à flor da pele.

Situações desse tipo não são raras. E já que não são raras, é preciso aprender a lidar com isso, ou seja, é importante se “vacinar” contra os abusadores infiltrados entre o povo de Deus. Sendo assim, se você é solteiro e está conhecendo uma pessoa interessante, fique atento aos sinais. Observe tudo aquilo que diz respeito à pessoa, e não se concentre apenas nas boas emoções do seu coração.

As emoções em desequilíbrio podem ofuscar a capacidade de avaliação crítica. Não permita isso, por mais gostoso que seja sentir tais emoções. Observe as atitudes, as escolhas, as palavras e as convicções pessoais dessa pessoa a respeito de tudo. Ela ama a Deus e a Palavra de Deus? Há evidências disto? Ela valoriza a família, especialmente os pais? É esforçada e dedicada no que faz? Ela valoriza os bons relacionamentos?

Se a pessoa faz tudo isso, tenha certeza que ela nunca tentará te manipular, forçando uma decisão precipitada. Ora, se Deus falou com ela sobre vocês, é natural que Deus também fale com você! Estamos falando de relacionamento, e Deus não vai falar apenas com uma das partes. Fique atento também ao fato de que os abusadores nem sempre são escancarados. Eles podem seduzir a vítima gradativamente, tal como o Diabo que anda em derredor buscando a quem possa devorar (1Pe 5.8).

Conheça bem a Bíblia. Conheça a Deus intimamente. Tenha bons amigos à sua volta para aconselhá-lo, caso aconteça de você perder a direção em algum momento. Enfim, fique com os olhos bem abertos com os “manipuladores do amor”.



Fabrício A. de Marque





Um comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!