pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Coloque o lixo para fora!

Coloque o lixo para fora!

 


Aqui em casa, temos um acordo em relação à distribuição das tarefas domésticas. Dentre outros deveres, o lixo é de minha total responsabilidade. Quando os recipientes ficam cheios, ou quando o mau cheiro começa a incomodar, retiro o lixo de casa. É impressionante como a casa fica mais gostosa de morar quando os lixos são retirados. 

Na vida cristã, retirar o “lixo” do coração também é necessário. Frequentemente, o nosso interior é contaminado com pecados diversos. Pecados que envolvem pensamentos e motivações reprováveis. Ora, quem nunca se viu remoendo uma injustiça sofrida? Quem nunca precisou lutar contra a imaginação carregada de lascívia? Quem nunca reteve o perdão no coração, ainda que tenha afirmado que perdoou o ofensor? 

O Senhor Jesus disse que os pecados brotam do coração: Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez” (Mc 7.21-22). Por esta razão, Deus nos aconselha, dizendo: Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida” (Pv 4.23). Mesmo o cristão, que possui um coração transformado (Ez 36.26), precisa sondar o seu interior. 

Como, afinal, colocamos o “lixo” para fora do nosso coração? Em primeiro lugar, examine a si mesmo. Tudo começa com o autoexame. Olhe para dentro de si, procurando desvios, e não orientações. As orientações vêm de fora do coração para o coração, e não de dentro dele. Reflita sobre suas atitudes e motivações. Deus está sendo glorificado através de você? Em que área você tem pecado com frequência? Dê atenção especial nisso. 

Em segundo lugar, medite na Palavra de Deus. A Bíblia é um livro poderoso. Seus conselhos são infalíveis. É bastante comum sermos confrontados à medida que lemos as Escrituras. Isso acontece porque a luz da Palavra dissipa as trevas do nosso coração. É como se Deus estivesse dizendo: “Filho, é por este caminho que você deve andar. Coloque sua vida em linha com os meus caminhos”. É por isso que não canso de afirmar a importância de ler a Bíblia diariamente. 

Em terceiro lugar, confesse o seu pecado a Deus. A purificação de nossos pecados ocorre depois da confissão (1Jo 1.9). Confessar é chamar o pecado pelo nome do jeito que Deus o chama. É também reconhecer que a Lei do Senhor foi quebrada e, por isso, somos culpados. E mais: é reconhecer que somente o sacrifício de Jesus pode nos limpar completamente. 

Em quarto e último lugar, abandone o pecado. A misericórdia nos alcança quando o pecado é abandonado (Pv 28.13). Confessar sem a intenção de abandonar, é uma atitude afrontosa contra Deus. Isso, porém, não significa que você nunca mais cairá naquele pecado. O ponto não é esse. O ponto é: você quer vencer? Você quer mudar? Você quer agir diferente? Deus sabe quando a resposta é “sim”, e quando é “não”. 

Resumindo, colocar o “lixo” para fora do coração exigirá de nós autoexame, meditação bíblica, confissão e abandono do pecado. Essas atitudes são tomadas em dependência do Espírito Santo, pois nenhum crente pode ter uma vida cristã robusta sendo meramente esforçado e dedicado. A nossa trajetória, do início ao fim, é percorrida no poder do Espírito Santo. 

Assim, para que nenhum de nós seja endurecido pelo engano do pecado (Hb 3.13), tomemos a firme decisão de colocar o “lixo” para fora! 

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!