pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Duas Atitudes Perante o Mal

Duas Atitudes Perante o Mal

 


O prudente vê o mal e se esconde; mas os ingênuos seguem em frente e sofrem as consequências.” (Provérbios 27.12)


Suponha que esteja acontecendo um tiroteio na esquina de sua casa. Você ouve gritos e o barulho dos tiros atingindo tudo que se encontra pela frente. Você abriria a porta de casa e andaria pelas ruas em meio ao fogo cruzado? É óbvio que não! Você viu o perigo e se escondeu.

No entanto, nem sempre agimos com a mesma prudência em outras situações da vida. Há situações em que o mal é evidente. Outras, porém, exigirá bastante sabedoria e discernimento. É exatamente nesse ponto que caímos.

O texto bíblico ensina que precisamos adotar duas atitudes de sabedoria: (1) identificar o mal (“O prudente vê o mal [...]”), e (2) fugir do mal (“[...] e se esconde”). Sem identificar o mal, você não poderá fugir dele. Por outro lado, se você identificar o mal, não vai adiantar nada se você não fugir dele.

Às vezes, o mal se esconde atrás de uma “embalagem” bonita e agradável. Pode ser um emprego, um namoro, uma amizade, uma promoção, uma oportunidade melhor na vida, etc.

Você pode identificar o mal até mesmo em coisas lícitas que não envolvem outras pessoas, mas que estão caminhando em direção ao excesso. Por exemplo, dormir demais não é saudável. Comer demais não é saudável. Tudo isso, em excesso, trará consequências negativas.

No momento que você identificar o mal, fuja de imediato, pois, do contrário, você sofrerá as consequências. José viu o mal na proposta indecente da esposa de Potifar e fugiu (Gn 39.7-12). Diariamente, o mal tenta nos enganar de diversas formas. Há males escancarados e males camuflados.

Sendo assim, peça a Deus sabedoria e discernimento para identificar o mal que pode estar escondido em coisas boas. Peça também força para fugir do mal, após identificá-lo. Embora seja possível aprender com os erros, sem dúvida é muito melhor aprender antes de errar.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!