pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Minhas Leituras de 2020: 147 livros. Quais São as Dicas?

Minhas Leituras de 2020: 147 livros. Quais São as Dicas?

 


Não, não é ostentação, caso você tenha me julgado ao ler esse título. É, na verdade, o compartilhamento de uma conquista, acompanhado de algumas dicas que poderão ser úteis para sua rotina de leitura. Em 2020, eu li mais livros do que em 2019. Todavia, em 2019, eu li muito mais artigos do que neste ano. Se você é competitivo, quero incentivá-lo a ser competitivo contra si mesmo. Tente superar as suas próprias metas anteriores. Tente melhorar hoje para ser melhor do que você foi ontem.

Compare você com você mesmo, e não com os outros. Assim, você conseguirá galgar novos patamares sem querer ser melhor do que as pessoas. Foi o que fiz. Há anos que venho tentando ler três dígitos de livros no período de 1 ano. Há 2 anos consecutivos que estou conseguindo fazer isso. No quesito leitura de livros, 2020 foi mais produtivo do que 2019. Mas, afinal, qual o tamanho desses livros? Em minha lista, não incluí os livretos. Particularmente, considero "livreto" aquele material inferior a 100 páginas. Li vários livretos também, mas não os incluí na lista de livros lidos.

Obviamente, como professor, ler faz parte da minha rotina, embora eu também leia nos períodos de descanso (não, não é a mesma coisa!). Mas não se engane. O professor não passa a maior parte do dia lendo confortavelmente, enquanto toma o seu delicioso café quentinho sentado na poltrona. O tempo gasto em pesquisas, montagem de aulas, leituras complementares, reflexão e oração, é imensamente maior. Isso significa que, a menos que tenha um bom planejamento, você não conseguirá ler vários livros enquanto cumpre os seus deveres diários.

Reconheço, é claro, que há vantagens em ser professor, pois determinadas aulas são dadas após a leitura de um ou mais livros inteiros. Contudo, você pode ler bastante, mesmo exercendo qualquer outra profissão. Confesso que as desculpas que algumas pessoas apresentam me irritam. Ora, durante anos eu trabalhei literalmente debaixo do sol, fazendo cobranças e entregas, sem jamais abandonar os meus livros. Eu lia mesmo depois de um dia absurdamente cansativo sob o calor de 40 graus. Não há espaço, aqui, para compartilhar todas as dicas que já implementei e outras que ainda implemento em minha rotina de leitura.

Talvez você acharia tudo muito chato e sistemático. Então, é melhor evitar esse tipo de impressão. Desse modo, deixarei quatro dicas importantes que, embora não sejam as únicas, certamente ajudarão você em sua caminhada como leitor: (1) Leia mais de um livro ao mesmo tempo. Comece lendo duas obras de uma vez. O tema pode ser o mesmo ou não. A escolha é sua. No início, pode ser que você fique um pouco "perdido", mas esse efeito colateral logo passa. Já cheguei a ler 12 livros ao mesmo tempo. Como eu estava lecionando em quatro lugares ao mesmo tempo, era impossível ler um livro de cada vez.

Além disso, dificilmente abro mão de ler o que eu quero. Ler somente o que é obrigatório pode ser desanimador; (2) Não dê pausas de muitos dias entre um livro e outro. Se você ficar com a mente muito sobrecarregada, é aconselhável "afrouxar as rédeas". Mas não faça isso durante uma semana, por exemplo. Um dia ou dois, no máximo, está de bom tamanho. Particularmente, começo minhas leituras no primeiro dia do ano e encerro só no último dia do ano. Durante o ano, há exceções, é claro. Há dias que não quero nem olhar para os livros, tamanha a necessidade de um descanso mental;

(3) Aumente a velocidade de leitura. O método de leitura tradicional foi útil em nossa alfabetização. Líamos devagar, palavra por palavra, e em voz alta. Esse método tem o seu valor, mas o tempo passou. Para ler de modo mais eficaz, é necessário ler mais rápido e em silêncio. A sua mente é mais rápida do que as palavras audivelmente verbalizadas. Por isso, colocar a mente e a voz para correrem na mesma velocidade, é altamente limitador. Para aumentar a velocidade de leitura, use uma caneta como guia.

Leia deslizando a ponta da caneta por baixo das palavras, percorrendo cada linha, e aumentando a velocidade de modo intencional. Você também pode usar a ponta do dedo indicador para fazer isso; e (4) Estabeleça metas. Sem metas, não é possível avaliar o progresso ou o regresso na leitura. Se a tua meta for 30 páginas por dia, não durma sem atingir esse objetivo. Se você fracassar, saiba que a leitura se acumulará, tornando a meta do dia seguinte ainda mais pesada. Por isso, aproveite cada pausa do dia para ler um pouquinho, ainda que seja somente uma página. Isso fará muita diferença à medida que você ficar cansado no decorrer do dia.

Diante disso, que tal mudar os hábitos e começar a ler mais? Todos sabem que a leitura influencia grandemente uma pessoa. Boa parte de quem somos, foi formada a partir da leitura que fizemos, ou a partir da leitura que deixamos de fazer. Muitas portas se abrem quando fazemos da leitura um hábito enraizado. Não só portas de emprego, mas também portas de relacionamentos, bem como oportunidades de forma geral. Fica, portanto, a excelente (porém triste) constatação do poeta brasileiro Mário Quintana (1906-1994): 


Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.



Fabrício A.  de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!