pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Pode um eleito de Deus fugir para sempre da salvação?

Pode um eleito de Deus fugir para sempre da salvação?

Uma pessoa escolhida por Deus pode morrer sem ser salva? É possível que um eleito de Deus morra sem receber a Cristo? Embora todos os homens naturais resistam à salvação, pode um eleito de Deus resistir à ação salvadora do Espírito Santo até o fim? Tentaremos responder a essas questões, de forma sucinta, à luz da Palavra de Deus.

Devido ao fato de estarem mortos espiritualmente, os homens sempre resistirão ao evangelho da graça, comportando-se como rebeldes e inimigos de Deus. Foi isso que Estevão disse durante o seu sermão: “Homens teimosos e incircuncisos de coração e de ouvidos, vocês sempre resistem ao Espírito Santo [...]” (Atos 7.51 | NAA). A verdade é que até o escolhido de Deus resiste ao Espírito Santo. A diferença, porém, é que o eleito de Deus não poderá resistir para sempre. A vontade de Deus sempre prevalecerá sobre a sua vontade resistente. Não haverá coerção da parte de Deus, mas persuasão irresistível.

Quando meditamos no grandioso plano redentor elaborado por Deus, concluímos que cada etapa da salvação foi arquitetada pelo Senhor do universo: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Romanos 8.30 | NAA). Observe as etapas da salvação: predestinação, chamado eficaz, justificação e glorificação.

Curioso é o fato de Paulo mencionar a glorificação como se ela já tivesse ocorrido. Ele diz “a esses também glorificou”, e não “a esses também glorificará”. A glorificação é uma etapa que se dará somente no futuro. Por que, então, Paulo escreve no tempo passado (“glorificou”) e não no tempo futuro (“glorificará”)? O apóstolo está contemplando o plano eterno de Deus já totalmente concluído e finalizado. Ele sabe o que, de fato, acontecerá. A glorificação não é uma possibilidade, mas uma certeza. Se uma pessoa foi predestinada por Deus, então ela certamente será glorificada também. Não é possível alterar esse plano no meio do caminho.

Você concorda que ninguém pode fugir do juízo de Deus? Todos concordam com isso. Reconhecemos que Ele é Todo-Poderoso e dará a cada um a merecida recompensa. No entanto, isso também é verdade em relação à misericórdia de Deus. Deus é Todo-Poderoso para julgar e Todo-Poderoso para salvar. É por isso que o novo nascimento é um milagre que ninguém pode planejar que aconteça. Ninguém pode dizer: “No próximo domingo, no culto das 19h, eu vou à igreja e nascerei de novo”. Somente Deus pode planejar algo tão incrível como a salvação de um perdido.

Assim sendo, voltemos à pergunta inicial: é possível um eleito de Deus fugir para sempre da salvação? Respondemos que temporariamente, sim; mas, para sempre, não. Se você nasceu de novo, você sabe que isso é verdade. Você já apresentou muitas desculpas para Deus. Você já rejeitou muitos convites para ouvir o evangelho. Você já discordou inúmeras vezes do que a Bíblia ensina. Você já pensou que era uma pessoa boa e merecedora do céu.

Todavia, no momento determinado por Deus, Ele mudou a sua história e te salvou. Quando isso aconteceu, tudo se fez novo. Você experimentou o maior dos milagres. Você se tornou uma nova criatura. Sua vida ganhou significado, propósito e identidade. Você deixou de ser aquela criatura rebelde e separada de Deus para se tornar filha de Deus. Você foi reconciliado com Deus, através de Cristo, pelo poder soberano do Espírito Santo.

Portanto, se você está em Cristo, você pertence ao rebanho de Cristo. Você é ovelha e Jesus é o seu Bom Pastor que morreu pelos seus pecados. A promessa que Ele fez para nós é esta: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10.28 | NAA). Assim, é evidente que não podemos fugir para sempre da nossa salvação, porque, na verdade, a salvação vem do Senhor (cf. Jn 2.9).

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!