pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Gênesis: A Nova Novela da Record

Gênesis: A Nova Novela da Record

 

Na última terça-feira, dia 19, a Record lançou mais uma novela bíblica: Gênesis. Como geralmente acontece, o assunto gerou polêmica e controvérsia nas redes sociais entre os cristãos. De um lado, alguns censuraram a novela, afirmando que não se deve assistir coisas desse tipo, visto que há muitas adições na trama que não fazem parte do registro bíblico. Do outro lado, muitos fizeram elogios, dizendo que a novela pode ser um auxílio bastante útil para a leitura bíblica, pois a produção conseguiu criar cenários e detalhes bastante instigantes.


Minha opinião, depois de assistir os dois primeiros capítulos, é que a novela tem demonstrado integridade em relação ao que está escrito na Bíblia. Inclusive, em determinadas cenas, a referência bíblica aparece no canto da tela para que o telespectador confira, por si mesmo, o que está escrito. Ontem, por exemplo, abri a Bíblia na referência indicada e, de fato, estava tudo correto.


A novela criou cenas que não se encontram na Bíblia? É óbvio que sim! No entanto, isso é licença poética, e não uma tentativa de acrescentar informações ao relato bíblico inspirado. Se você é um leitor da Bíblia, então saberá distinguir entre uma coisa e outra. Isso é totalmente diferente das heresias que, de modo geral, misturam a verdade com a falsidade, a fim de ludibriar os leigos. Além do mais, os detalhes extrabíblicos da novela não têm fugido dos limites teológicos da revelação.


Equivocadamente, há quem reprovou a novela pelo simples fato de Edir Macedo ser o dono da Record. Jesus disse que não devemos dar ouvidos aos falsos mestres. O falso mestre corrompe o Evangelho. Edir Macedo é um falso mestre. Logo, tudo aquilo que possui alguma relação com ele deve ser rejeitado. Além disso, o mesmo indivíduo pressupôs que a novela possui erros bíblicos e, por isso, é melhor nada saber sobre o livro de Gênesis a partir da perspectiva de uma novela. O problema, porém, é que o indivíduo não apontou nenhum erro para provar o seu argumento.


Para quem não sabe, embora o Edir Macedo seja, sim, um falso mestre, ele não escreveu o roteiro da novela, nem participou da consultoria teológica do enredo. A propósito, há teólogos e historiadores profissionais responsáveis pela parte teológica, bíblica, histórica, arqueológica e até linguística da novela. Por exemplo, o teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva participou ativamente da consultoria. Guardadas as devidas proporções (por ele ser um adventista), Rodrigo é um estudioso sério e muito capacitado.


O cientista e teólogo cristão Adauto Lourenço foi entrevistado pela Record para falar sobre o Criacionismo. Embora ele não tenha participado da consultoria da novela, ele fez elogios à emissora pela escolha do Rodrigo Silva como um dos consultores. Ademais, Adauto Lourenço acredita que a novela reforçará o ensino criacionista que ele tem ensinado há anos. Aproveitando a oportunidade, recomendo a leitura de seu excelente livro Genesis 1 & 2: A Mão de Deus na Criação, publicado em 2018 pela editora Fiel.


Dito isso, gostaria de deixar algumas observações para que você reflita com seriedade. Em primeiro lugar, novelas bíblicas não são substitutas da Bíblia. Se uma pessoa deixa a Bíblia de lado, argumentando que a novela é mais legal ou mais realista, essa pessoa precisa rever os seus conceitos. A Bíblia é a nossa regra. A Bíblia deve julgar a novela, e não o contrário. Substituir a Bíblia por novelas bíblicas é pecar contra Deus.


Em segundo lugar, coisas boas podem ser produzidas por pessoas más. Através da novela, Deus poderá despertar o interesse de alguns incrédulos que têm acompanhado o enredo. Já pensou se algumas pessoas ficarem interessadas em saber mais sobre a Bíblia? Eu ficaria muito feliz se vários incrédulos começassem a ler a Bíblia, ainda que movidos por mera curiosidade. O Espírito Santo pode usar situações dessa natureza para abrir os seus olhos espirituais.


Em terceiro e último lugar, agradeça a Deus pela liberdade religiosa que desfrutamos em nosso país. Uma novela bíblica é algo impossível em países como a Coreia do Norte. É verdade que há muitas bobagens e muitos erros devido à liberdade que temos. Todavia, estamos aqui para resistir aos falsos ensinos e propagar a mensagem cristalina da Palavra de Deus. Encerro essa reflexão dizendo que, até o momento, a novela Gênesis não tem distorcido a Bíblia. Se isso acontecer em algum momento, com certeza resistirei firmemente.

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!