pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Isaías 53 Promete a Cura das Enfermidades?

Isaías 53 Promete a Cura das Enfermidades?


A maioria de nós já ouviu falar sobre a Teologia da Prosperidade, fortemente apregoada pelas igrejas neopentecostais e por algumas igrejas pentecostais. Dentre as promessas ensinadas por essa teologia, uma delas diz respeito à cura das enfermidades físicas. Os seus adeptos afirmam que a cura física é um direito dado por Deus a todo crente. Na cruz, Jesus levou sobre Si as nossas doenças, de maneira que a vontade de Deus é curar todos os crentes aqui na terra, antes da glorificação.

A fim de embasar tal ensinamento nas Escrituras, os teólogos da prosperidade citam Isaías 53: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças [...]” (Isaías 53.4a). Aplicar esse texto à cura física é errado? Não, não é errado. Curiosamente, o apóstolo Mateus disse que as curas operadas por Jesus cumpriram o texto profético de Isaías:

 

“Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: ‘Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças’.” (Mt 8.16-17)

 

Diante isso, o que pensar acerca dos teólogos da prosperidade? Eles estão certos? Deus quer curar todos os crentes aqui na terra? Se sim, por que muitos homens piedosos ainda morrem em virtude de doenças? É nesse ponto que toda a questão muda radicalmente. Preste bastante atenção ao que vou dizer.

Em primeiro lugar, a cura física é uma bênção dada ao crente. Cristo também conquistou a nossa cura física na cruz do Calvário. Em segundo lugar, Deus não prometeu que a nossa cura física sempre acontecerá aqui na terra, antes do Retorno de Jesus. Esse é o ponto central. Os teólogos da prosperidade dizem que sim, mas nós dizemos que não.

Assim, reconhecemos que o Senhor cura muitas doenças antes do Retorno de Cristo. Quando isso acontecer, louve-O de todo o coração. Por outro lado, pode ser que o Senhor não cure determinadas enfermidades nessa terra. Quando isso acontecer, louve-O também. Saiba que no estado eterno ficaremos livres de todas as doenças. Levantaremos do túmulo com corpos glorificados e nunca mais a doença roubará a nossa paz.

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!