pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Ordo Salutis (10-10): Glorificação

A Ordo Salutis (10-10): Glorificação

 

Chegamos na última etapa da Ordem da Salvação. A glorificação é a etapa final que concluirá a nossa salvação. A glorificação acontecerá no Retorno de Jesus. Quando esse dia chegar, o nosso corpo físico será ressuscitado dos mortos e transformado por Deus. Estamos aguardando a redenção do nosso corpo (Rm 8.23). Antes da glorificação, o Senhor Jesus destruirá o último inimigo. Jesus matará a própria morte: “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1Co 15.26).

Várias passagens do Novo Testamento ensinam a doutrina da glorificação. Há dois textos, em particular, que tratam desse assunto de modo mais abrangente. Trata-se de 1Coríntios 15 e 1Tessalonicenses 4. Além desses capítulos, outros textos também falam sobre a glorificação. Jesus falou sobre a glorificação e ressurreição em João 6, e Paulo escreveu sobre esse assunto em Romanos e Filipenses. Embora o Novo Testamento fale bastante sobre a glorificação, podemos encontrá-la no Antigo Testamento?

Pense na ressurreição (que antecede a glorificação). Alguns podem pensar que a ressurreição é uma doutrina revelada somente no Novo Testamento. No entanto, há evidências de que algumas pessoas acreditavam nessa doutrina, antes mesmo da ressurreição de Jesus. Por exemplo, depois que Lázaro morreu, Marta disse algo que deixou evidente que ela conhecia essa doutrina: “Jesus disse a ela: — O seu irmão há de ressurgir. Ao que Marta respondeu: — Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia” (João 11.22-24).

Além dessa evidência, alguns textos do Antigo Testamento indicam que os crentes do passado nutriam no coração a expectativa de uma ressurreição futura. Por exemplo, o salmista sustentava a realidade de uma ressurreição: “Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois ele me tomará para si” (Salmos 49.15). Isaías também: “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão [...]” (Isaías 26.19). Da mesma forma Jó e o profeta Daniel (Jó 19.25-26; Dn 12.2).

Contudo, a compreensão deles acerca dessa doutrina não era detalhada como a nossa, pois Deus revelou Sua Palavra progressivamente. Mas é evidente que os crentes do Antigo Testamento tinham alguma noção da etapa final da salvação. Diante do que foi falado até aqui, surge uma curiosidade: quando a Ressurreição Final acontecer, como será o nosso corpo físico? Será o mesmo corpo que temos hoje, ou será um corpo totalmente diferente? Vamos refletir brevemente sobre isso.

Em 1Coríntios 15.42-44 e 49, o apóstolo Paulo menciona algumas características do corpo humano ressurreto. Segundo o apóstolo, o nosso corpo ressuscitará: (1) incorruptível; (2) em glória; (3) em poder; e (4) será um corpo espiritual. O que significa essas características? Em primeiro lugar, “incorruptível” significa que o corpo da ressurreição não experimentará enfermidades nem poderá envelhecer. Será um corpo robusto sem as marcas do tempo.

Em segundo lugar, o nosso corpo ressuscitará “em glória”, porque não haverá nada desprezível nele. É provável que um brilho de glória resplandecente envolverá o nosso corpo depois da ressurreição. Alguns versículos parecem sugerir isso: “Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai [...]” (Mateus 13.43). Daniel afirmou: “Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12.3).

Em terceiro lugar, o nosso corpo ressuscitará “em poder”, indicando que será um corpo forte e poderoso (observe que essa característica está em contraste com “fraqueza”). Isso significa que o nosso corpo será completamente forte e capacitado para fazermos a vontade de Deus na Nova Terra restaurada. Com isso, não estou dizendo que teremos poderes sobre-humanos, mas que não teremos nenhuma limitação imposta pelo pecado e pela doença.

E em quarto lugar, o corpo da ressurreição será “espiritual”. Atenção! Isso não é o oposto de materialidade. O corpo ressurreto será literalmente físico e material. Ele será espiritual no sentido de ser elevado ao grau de perfeição que Deus originalmente o criou. Todas essas características podem ser encontradas no corpo de Jesus. Portanto, na Ressurreição Final, o nosso corpo será semelhante ao do Senhor: “[...] Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele [...]” (1João 3.2).

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!