pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Ordo Salutis (8/10): Perseverança dos Santos

A Ordo Salutis (8/10): Perseverança dos Santos

 

Uma das perguntas mais polêmicas do universo teológico é a seguinte: os cristãos verdadeiros podem perder a salvação? Muitos acreditam que ser salvo hoje não é garantia de salvação amanhã. Se estamos salvos hoje e morrêssemos hoje, aí sim iríamos para o céu. No entanto, se amanhã cometêssemos algum pecado e morrêssemos sem confessá-lo, certamente iríamos para o inferno. Será que esse pensamento procede da Escritura Sagrada?

A doutrina da perseverança dos santos pode ser definida com as seguintes palavras: “Pela perseverança dos santos, todos aqueles que verdadeiramente nasceram de novo serão guardados pelo poder de Deus e perseverarão como cristãos até o final da vida, e só aqueles que perseverarem até o fim realmente nasceram de novo” [1]. Observe dois aspectos importantes nessa definição: (1) primeiro, é dito que o poder de Deus garante a perseverança dos crentes; e (2) segundo, é dito que a perseverança na fé é a evidência de que uma pessoa nasceu de novo. 

Em outras palavras, quem não persevera, não nasceu de novo. Vamos considerar mais a fundo o primeiro aspecto. O poder de Deus garante a nossa perseverança. Isso não é incrível? Você só continua firme na fé, porque Deus te sustenta. Caso contrário, você estaria longe da fé, muito mais longe do que é capaz de imaginar.

Deus, o Pai, confiou muitas ovelhas a Jesus. Jesus cuida de todas elas e não perderá sequer uma ovelha do rebanho. Ele ainda garante que Suas ovelhas serão ressuscitadas no último dia: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia” (João 6.38-39). O texto está falando de uma certeza, e não de uma possibilidade apenas. É o poder de Deus que nos faz permanecer firmes.

O apóstolo Pedro disse: “[Vocês] são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo” (1 Pedro 1.5). O poder de Deus guarda a nossa vida da apostasia. O poder de Deus sustenta a nossa fé. Assim, pelo poder de Deus atuando através da fé, perseveramos no caminho estreito. O poder de Deus e a nossa fé atuam ao mesmo tempo durante a caminhada cristã.

Consideremos agora o segundo aspecto da definição. Nós estamos em Cristo realmente? Será que não estamos equivocados, pensando que somos salvos? É possível saber se somos de Deus ou não? A resposta é sim. Há muitos sinais que demonstram se estamos em Cristo ou não. A perseverança é apenas um deles. Quando uma pessoa deixa de perseverar e abandona o Senhor, o que aconteceu com ela? Ela perdeu a salvação, ela está temporariamente desviada, ou ela nunca foi salva?

As duas últimas opções são as únicas plausíveis. É possível que alguém se desvie temporariamente da fé. Digo “temporariamente”, porque o filho verdadeiro sempre retorna ao lar. Todavia, se o desviado nunca mais retornar, na verdade ele nunca foi salvo, embora estivesse envolvido com as coisas de Deus. A perseverança é um dos frutos da verdadeira salvação. É verdade que a Bíblia adverte os crentes quanto ao perigo de abandonarem o evangelho: “Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo” (Hebreus 3.12).

Todavia, não devemos usar esse versículo para ameaçar as pessoas, dizendo: “Se você se afastar de Deus, você vai perder a sua salvação”. O objetivo dessa advertência não é ameaçar os verdadeiros crentes, mas alertar aqueles que pensam que são verdadeiros crentes. Algumas pessoas pensam que nasceram de novo, mas, de repente, elas abandonam tudo e voltam para a vida de pecado. Elas não perderam a suposta salvação. Elas só deixaram evidente que nunca foram salvas de verdade, pois o salvo de verdade persevera na fé (1Jo 2.19).

Para concluir, deixo algumas perguntas para nossa reflexão: temos perseverado na fé bíblica? Apesar das dificuldades e lutas, continuamos firmes nos caminhos do Senhor? Buscamos forças no poder de Deus para sermos perseverantes? Oro para que a nossa resposta seja sim.

 

“Cristãos temporários não são cristãos. Quem quer tirar férias desse serviço divino, jamais entrou nele” (C. H. Spurgeon)

 


____________________

Notas:

[1] GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática: Atual e exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999. p. 659.

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!