pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Jesus foi a primeira obra que Deus criou?

Jesus foi a primeira obra que Deus criou?

É correto afirmar que Cristo possui a mesma natureza divina que o Pai? Podemos declarar que Jesus é plenamente Deus e plenamente homem? Ou será que é mais apropriado chamá-lo de Grande Mestre e inigualável Profeta? Muitas pessoas elogiam a Pessoa de Cristo, reconhecendo Sua sabedoria e Seus ensinamentos éticos e morais. Contudo, essas mesmas pessoas não o consideram Deus.

Os religiosos que negam a divindade de Jesus geralmente citam o seguinte versículo para “provar” sua tese: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação” (Colossenses 1.15). Em seguida, enfatizam a palavra “primogênito”, afirmando que o significado desse termo é “o primeiro gerado”. Assim, concluem que Jesus não pode ser Deus, pois Jesus teve um começo de dias, assim como cada um de nós.

Se esse argumento estiver correto, é evidente que Jesus não poderia ser Deus. Deus é eterno e, portanto, Ele não teve início de dias. Se Jesus não é eterno e teve início de dias, então houve um momento em que Jesus não existia. Logo, Ele não poderia ser Deus. Apesar disso, o argumento que nega a divindade de Jesus cai por terra quando esclarecemos o significado da palavra “primogênito”. 

O termo “primogênito” não se refere a algo que foi criado primeiro. O termo grego πρωτότοκος (prōtotokos) possui o sentido de destaque e distinção, isto é, algo que ocupa um lugar extremamente elevado, que está acima de todos os outros. Por exemplo, Deus disse a respeito de Israel: “Israel é meu filho, meu primogênito” (Êxodo 4.22). Israel foi a primeira nação que existiu sobre a terra? É evidente que não. Então por que Deus chamou Israel de primogênito? A razão é simples: Deus escolheu Israel e a colocou em uma posição de destaque. É isso que significa ser “primogênito”.

Sendo assim, Jesus é o primogênito de toda a criação, porque Ele é o herdeiro e o proprietário de todo o universo. O versículo de Colossenses não nega a divindade de Jesus. Na verdade, o texto e o contexto maior da epístola comprovam que Jesus é Deus. Jesus é o Criador de todas as coisas. Observe: “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam poderes; tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16).

Jesus é exatamente igual ao Pai em Sua natureza: “Ele é a imagem do Deus invisível [...]” (Colossenses 1.15a). Ao Senhor “aprouve que nele [Cristo], residisse toda a plenitude” (Colossenses 1.19). O autor de Hebreus afirmou com enorme clareza que “Ele [Cristo] é o resplendor da sua [do Pai] glória e a representação exata do seu Ser” (Hebreus 1.3). Há muitos outros textos que provam a divindade do Filho de Deus. Mas os que foram citados aqui são suficientes para convencer aqueles que honram a Palavra de Deus.

Portanto, quando a Bíblia diz que Jesus é o “primogênito” de toda a criação, ela não está dizendo que Jesus foi a primeira obra que Deus criou. Ao invés disso, a Bíblia está dizendo que Jesus possui a mais alta posição de honra em todo o universo, o que prova Sua plena divindade. Ademais, se Jesus não fosse plenamente Deus, Ele não poderia salvar os homens de seus pecados. Somente Deus pode salvar os pecadores. Se Jesus é o Salvador dos pecadores, então Ele é Deus.

A esperança para os pecadores perdidos repousa na Pessoa e na obra de Cristo na cruz do Calvário. Cristo se fez carne e habitou entre nós. Cristo morreu no lugar dos pecadores para reconciliá-los com o Pai. Cristo ressuscitou dos mortos depois de três dias sepultado. Cristo ascendeu aos céus e assentou-se à direita da Majestade, sendo gloriosamente coroado. Cristo voltará para glorificar os santos e para julgar os incrédulos. Você está em Cristo? Você já o recebeu pela fé? Se ainda não, creia no Filho de Deus.



Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!