pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Será que o nome de Satanás era Lúcifer?

Será que o nome de Satanás era Lúcifer?

 

Satanás tem nome? Se sim, qual é o seu nome? Muitos afirmam que o nome de Satanás é Lúcifer, mas será que isso é verdade? O nome Lúcifer em referência a Satanás tornou-se muito popular entre os cristãos. Prova disso é que, de maneira automática, quando se fala em Lúcifer, o primeiro ser que vem à mente é exatamente Satanás, o inimigo de nossas almas. Todavia, quero refletir com você sobre esse assunto e mostrar que não é bem por aí.

O termo Lúcifer é extraído da seguinte passagem: “Veja como você caiu do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Veja como você foi lançado por terra, você que debilitava as nações!” (Isaías 14.12). A expressão “estrela da manhã” vem do hebraico הֵילֵל (hêlēl), e significa “portador de luz”, “brilhante” ou “estrela da manhã”. Jerônimo, o tradutor das Escrituras em latim [1], traduziu como Lúcifer (lux-ferus), cujo significado é o mesmo: portador de luz. A versão ACF [2] seguiu o mesmo caminho, optando pela palavra “Lúcifer”.

A partir dessa palavra, teólogos começaram a dizer que o texto está fazendo referência à queda de Satanás do céu, e que seu nome é Lúcifer. Assim, para fundamentar tal argumento, citam ainda outras passagens bíblicas que mencionam a expulsão de Satanás, como Lucas 10.18 [3] e Apocalipse 1.8-9 [4]. Contudo, será que o profeta Isaías está falando de Satanás mesmo? O que podemos concluir a partir de uma cautelosa observação do contexto?

O contexto revela que Isaías está falando da queda do rei da Babilônia, e não da queda de Satanás. Observe, por exemplo, que o profeta fala de um ser humano: “Os que virem você olharão atentamente e perguntarão: ‘É este o homem que fazia a terra tremer e que abalava os reinos?’” (Isaías 14.16). Além disso, esse homem possui descendentes que serão, assim como ele, destruídos: “[...] Acabarei com o nome e os sobreviventes da Babilônia, com os seus descendentes e a sua posteridade, diz o Senhor” (Isaías 14.22b).

O que está acontecendo é o seguinte: devido aos seus pecados, Israel será castigado por Deus. O Senhor levará o Seu próprio povo para o exílio [5]. Para colocar o castigo em prática, Deus usará a Babilônia como instrumento. Contudo, a Babilônia não sairá impune dessa situação. O rei da Babilônia, o Lúcifer, é muito orgulhoso. Por isso, ele e toda a Babilônia também serão punidos. É isso que Isaías está profetizando. Assim, a partir do contexto, fica evidente que a profecia aponta para a queda do rei da Babilônia devido à soberba de seu coração.

Com isso, não estou dizendo que Satanás não se rebelou contra Deus. Também não estou negando que Satanás é um ser espiritual maligno. O que estou dizendo é que Isaías não está profetizando sobre a queda de Satanás, e que o nome de Satanás não é Lúcifer. Podemos construir uma doutrina de Satanás a partir de outros textos que falam diretamente sobre ele, ao invés de fazermos meras deduções. Creio que é mais seguro agir assim.

Diante disso, se Satanás não se chama Lúcifer, qual é o nome dele então? Bem, Satanás é um de seus nomes e significa “adversário”. Essa palavra aparece várias vezes na Bíblia (Jó 1.6; 1Cr 21.1; Zc 3.1; Mt 4.10; Lc 10.18). No entanto, ele também é chamado de Diabo (Mt 4.1; 13.39; 25.41; Ap 12.9, 20.2), Serpente (Gn 3.1; 2Co 11.3; Ap 12.9; 20.2), Belzebu (Mt 10.25; 12.24, 27; Lc 11.15), Príncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11), Príncipe da potestade do ar (Ef 2.2) e Maligno (Mt 13.19; 1Jo 2.13).

O caráter de Satanás é plenamente mau. Ele é mentiroso (Jo 8.44), enganador (Ap 12.9) e homicida (Sl 106.37; Jo 8.44). É impossível que Satanás seja perdoado e salvo. Sua condenação está irreversivelmente determinada por Deus. Ele odeia você e eu, bem como toda a humanidade, pois fomos criados à imagem de Deus. Precisamos de sobriedade e vigilância. Afinal, o Diabo “[...] anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8b).

Assim, concluímos afirmando que Satanás não se chama Lúcifer. Isaías está anunciando profeticamente a queda do rei da Babilônia, um rei humano. Se Lúcifer fosse o nome de Satanás, também deveria ser o nome de Jesus, pois Jesus disse que Ele mesmo é a Estrela da manhã: “[...] Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã” (Ap 22.16). Fique atento. Nem toda crença popular é realmente verdadeira.

 

____________________


Notas:

[1] Conhecida como Vulgata.

[2] Almeida Corrigida Fiel.

[3] “Jesus lhes disse: — Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.” (Lucas 10.18).

[4] “Mas não conseguiram sair vitoriosos e não havia mais lugar para eles no céu. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Ele foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.” (Apocalipse 1.8-9).

[5] Profecia que se cumpriu em 586 a.C.

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!