pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Uma palavra aos solteiros

Uma palavra aos solteiros


Hoje, dia 12 de junho de 2021, é o dia dos namorados. Muitos não estão namorando nem são casados. Por isso, quero fazer algumas considerações específicas para vocês, solteiros, e então, quero dar alguns conselhos práticos que poderão ajudá-los durante a solteirice.

Diferente do que muitos desesperados pensam, estar solteiro não é o fim do mundo. Da mesma forma, estar casado não é ser designado ao matadouro ou à prisão, como diz o mundo. Ambas as concepções estão erradas, e isso ocorre porque as pessoas moldaram suas mentes dentro dos padrões estabelecidos pelos homens mundanos. A verdade é que o mundo é estranho. Já percebeu que vários solteiros reclamam da solteirice, mas quando se casam, reclamam do casamento?

Precisamos entender que Deus criou todas as pessoas e designou o estado civil de cada uma delas. Com isso, não estou dizendo que o divórcio seja ideia de Deus. Deus odeia o divórcio (Malaquias 2.16), embora haja concessão em determinados casos, como infidelidade conjugal (Mateus 5.32), abandono (1Coríntios 7.15) e outros.

O que quero dizer é que o estado civil de solteiro, casado e até mesmo de viúvo, foram estabelecidos por Deus. Ora, quando digo que Deus estabeleceu a viuvez, estou apenas afirmando que a vida de todos nós está nas mãos de Deus. As pessoas nascem e morrem, conforme a vontade do Senhor (1Samuel 2.6; Jó 1.21).

Agora, considere comigo a pessoa solteira. Todo ser humano, incluindo o próprio Adão, veio ao mundo solteiro. Esse é o estado civil de todo mundo que nasce. Isso significa que ser solteiro não é algo inerentemente mau, embora Deus tenha dito que não é bom que o homem viva sozinho (Gênesis 2.18). Há privilégios e benefícios tanto para o solteiro quanto para o casado. Por exemplo, o solteiro possui menos impedimentos para servir ao Senhor, pois ele está isento dos deveres conjugais (1Coríntios 7.32). Isso, é claro, não significa que os casados não poderão servir ao Senhor. Todos devem servir com a força e com os dons que receberam (1Pedro 4.10).

Muitos solteiros agem de maneira errada durante a solteirice, por pensarem que estão na pior fase de suas vidas. Já vi muitos se lamentando com declarações do tipo: “Estou infeliz nessa solidão”, “Estou ficando velho”, “Deus não se importa com meus sentimentos”, “Não sei até quando consigo me manter puro”, etc. Ora, entender e aceitar que toda a nossa vida é controlada por Deus pode ajudar a amenizar o sentimento de desamparo e frustração.

Assim, espero que os seguintes conselhos ajudem vocês, solteiros, durante a sua peregrinação na presença de Deus. Em primeiro lugar, Deus chamou a maioria, mas não chamou todos vocês para o casamento. Se você foi chamado para viver solteiro para sempre, isso ficará claro para você. Além disso, Deus te dará uma graça especial conforme o propósito que Ele tem para sua vida. Mas se você foi chamado para o casamento, isso também ficará claro para você.

Em segundo lugar, busque satisfação e alegria na Pessoa de Jesus. Se você pensa que a verdadeira alegria encontra-se no casamento, permita-me jogar um balde de água fria sobre você e dizer que isso não é verdade. Ninguém é realmente feliz fora de Cristo ou colocando algo no mesmo patamar de importância que Ele. O casamento é uma bênção de Deus (Eclesiastes 9.9), mas o casamento não é Deus. Se você não estiver satisfeito em Cristo, todas as áreas de sua vida serão um fardo insuportável, inclusive o seu futuro casamento.

Em terceiro lugar, utilize o período de solteirice para a preparação matrimonial. Há muitas lições que só se aprende durante a vivência conjugal. No entanto, outras lições você pode aprender antes de se casar. Por isso, ouça bons sermões sobre casamento. Leia livros cristãos sobre o papel dos cônjuges e sobre o propósito do casamento. Busque orientações e tire dúvidas com pessoas casadas, cujo casamento seja um modelo a ser imitado. Assim como o construtor calcula previamente as despesas antes de construir uma torre (Lucas 14.28), prepare-se bem antes de ingressar no casamento.

Em quarto e último lugar, viva sua vida normalmente sem se preocupar exageradamente com seu futuro casamento. Coloque diante de seus olhos a glória de Deus e a obediência à Sua Palavra. Você pode orar pelo seu futuro cônjuge e pode pedir para que o Senhor lhe envie uma pessoa de Deus. No entanto, não faça disso o alvo principal de sua vida. A providência de Deus faz com que as coisas aconteçam naturalmente, à medida que buscamos agradá-lo. Não se preocupe. Deus sabe do que você necessita (Mateus 6.8) e Ele cuida muito bem de você mais do que qualquer pessoa é capaz de cuidar.

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!