pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Como identificar a voz de Deus sem confundir com a voz do nosso coração?

Como identificar a voz de Deus sem confundir com a voz do nosso coração?


Estamos “carecas” de saber que o coração humano é enganoso e corrupto. Mesmo sabendo disso, muitas vezes cedemos aos seus caprichos e quebramos a cara. Em certas ocasiões, chegamos a acreditar que a voz interior é a voz de Deus. Por que será que achamos que a voz de nossos corações é a voz de Deus? Será que Deus não é capaz de se comunicar de uma forma mais segura?

Sabemos que não devemos confiar em nós mesmos. O problema, porém, é que lá no fundo acreditamos que a forma de Deus se comunicar tenha mudado, ainda que numa ocasião isolada. Torcemos para que haja uma exceção à regra. É verdade que Deus usa os nossos sentimentos para confirmar ou reprovar determinada decisão. Contudo, creio que isso acontece em situações de grande confusão, quando não sabemos o que fazer, mesmo depois de ter consultado a Bíblia e bons conselheiros.

Ainda assim, essa “intervenção” divina através de nossos sentimentos não é uma regra. Deus pode simplesmente deixar que façamos uma escolha errada, a fim de nos ensinar a maturidade por meio da experiência prática. É semelhante à criança que, apesar dos alertas de sua mãe, aprende que não deve colocar o dedo na panela quente, mas só depois que se queimou.

Assim sendo, como identificar a voz de Deus sem confundir com a voz do nosso coração? A voz de Deus foi catalogada, por assim dizer, na Bíblia. A Bíblia é a revelação final de Deus e, portanto, completamente segura para caminharmos em sua direção. Assim, quando um pensamento surgir em sua mente, ou quando um sentimento brotar em seu coração, procure imediatamente compará-los com a Bíblia. Há contradição? Há coerência? O que Deus disse acerca disso? Ele reprovou? Ele aprovou?

A voz de Deus ressoa pelas páginas da Bíblia. É uma voz firme, segura, confiável e fora do homem. Apesar disso, é preciso tomar muito cuidado para interpretar a voz de Deus, pois a tendência humana é distorcer o sentido da Bíblia para que ela aprove nossas condutas e crenças espúrias.

A boa notícia é que, se você nasceu de novo, então o Espírito Santo habita em você. Isso significa que Ele te guiará em direção à verdade, e nunca ao erro. O guiar do Espírito através da verdade acontece à medida que meditamos na voz de Deus (Bíblia) em oração, santificação e pesquisa. Portanto, ouçamos a voz de Deus e não a voz do nosso coração!

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!