pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Não é errado mudar a sua posição teológica

Não é errado mudar a sua posição teológica


Mudar de opinião acerca de um assunto faz parte da vida. Muitos têm medo de abandonar determinada crença só porque aprendeu daquela maneira. No entanto, a mudança é saudável, desde que haja limites, é claro. Algumas mudanças são fundamentais; outras, porém, são insanas. No tocante ao campo teológico, não é diferente. Mas é preciso estabelecer limites.

Em relação às crenças centrais da fé, não podemos permitir nenhuma mudança regressiva. Por exemplo, todo cristão genuíno não pode abrir mão de várias doutrinas, como: a justificação somente pela fé; a Bíblia como regra de fé e prática; a doutrina da Trindade; a dupla natureza de Cristo e assim por diante.

Por outro lado, temos liberdade para discordar em pontos secundários que não comprometem a essência do Cristianismo, embora afetem a nossa cosmovisão. Podemos pensar diferente de nossos irmãos em relação à forma do batismo (imersão, aspersão ou efusão), em relação à natureza humana (dicotomismo ou tricotomismo), em relação à forma de governo eclesiástico (congregacional, presbiteriano, episcopal, etc.) e assim por diante.

Mudar de posição teológica é sinal de que o assunto foi estudado melhor e, por isso, concluímos que estávamos equivocados. Pode acontecer também de estudarmos um assunto com mais profundidade e isso fortalecer ainda mais as nossas antigas convicções. O que não podemos é ficar parados sem progresso nenhum, conformados com as coisas que são ditas e ensinadas por aí. Pensar e analisar cansa e dá trabalho. Contudo, Deus quer que a nossa fé seja inteligente, mas não ingênua; humilde, mas não boba; simples, mas não simplista.

Se, por algum motivo, você mudou de posição teológica e tem se sentido culpado por isso, quero encorajá-lo a prosseguir firme, a menos que você tenha abraçado uma heresia. Pode ser que critiquem você por causa dessa mudança. Não ligue para as críticas, pois muitos críticos estão emperrados no crescimento. Continue sua jornada de estudos, pesquisas e análises. Lá na frente você vai ver que tudo valeu a pena.


 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!