pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Por que não creio no Arrebatamento e na Grande Tribulação?

Por que não creio no Arrebatamento e na Grande Tribulação?

 

Para ser mais exato, eu não creio no arrebatamento conforme a concepção de quase todas as correntes escatológicas. Não creio no arrebatamento antes da Grande Tribulação, nem no arrebatamento no meio ou depois da Grande Tribulação. A razão é simples: não haverá Grande Tribulação na terra. A Grande Tribulação, profetizada por Jesus, ocorreu no século 1º, na geração do próprio Cristo.

A hermenêutica correta de Mateus 24 mostra isso claramente. Depois de Jesus citar inúmeros sinais de Sua vinda (que não é o Retorno Final no fim da história), Ele declarou enfaticamente: “Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.” (Mateus 24.34). A geração de Jesus passou? É evidente que sim. Logo, todos os sinais profetizados se cumpriram naquela época.

Alguns apelam para a teoria do duplo cumprimento profético, na tentativa de “provar” que haverá uma Grande Tribulação no futuro também. Isso não faz sentido. Não existe base para defender isso, a menos que você use algum documento extrabíblico para fundamentar essa crença. As profecias bíblicas que tiveram duplo cumprimento profético estão documentadas na própria Bíblia.

Quando ocorre duplo cumprimento profético, o escritor bíblico cita a profecia e sua ocorrência primária no Antigo Testamento, e só então ele mostra o duplo cumprimento em sua época. As profecias sobre a obra de Cristo são exemplos disso. No entanto, não encontramos essa referência duplicada em relação à Grande Tribulação. Portanto, fica claro que a Grande Tribulação não se repetirá na história do mundo.

Diante desse fato, não faz sentido crer no arrebatamento antes, no meio ou depois de uma suposta Grande Tribulação. O arrebatamento ensinado pela Bíblia é totalmente diferente, sem qualquer ligação com a Grande Tribulação. A passagem encontra-se em 1Tessalonicenses 4.16-17. Ali é dito que os cristãos que estiverem vivos no dia do Retorno de Cristo, serão arrebatados e, nos ares, eles se encontrarão com o Senhor e estarão para sempre com Ele.

Cadê os 7 anos de Grande Tribulação? Onde está o arrebatamento antes, no meio ou depois da Grande Tribulação? Não tem nada disso. E não tem, porque a Bíblia não ensina isso. Precisamos interpretar a Palavra de Deus com cautela e responsabilidade, pois, uma ideia errada, depois que cria raízes, demanda um trabalhão para ser reformulada.

Para muitos, pensar que a Grande Tribulação já ocorreu é, de fato, um pensamento perturbador. Na verdade, isso deveria ser motivo de alívio, pois, pensando a longo prazo, o futuro será glorioso, e não caótico. Um cristão escatologicamente pessimista é um cristão biblicamente inconsistente. Afinal, a Bíblia revela que o evangelho de Cristo triunfará na terra, derrotando todos os inimigos de Deus (1Co 15.25). E tudo isso será a bendita preparação para o glorioso Retorno de Cristo.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!