pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: E não passará esta geração!

E não passará esta geração!


Em seu famoso Sermão Profético, Jesus menciona vários acontecimentos, como: fome, terremotos, guerras, etc. Depois de citar tudo isso, Jesus declara: “Em verdade lhes digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24.34). O que Jesus quis dizer com a frase “e não passará esta geração”? Será que todos os sinais que Ele mencionou já se cumpriram? Ou será que tudo isso ainda vai se cumprir no futuro? Algumas pessoas dizem que as palavras de Jesus ainda vão se cumprir no futuro. Segundo elas, Jesus não está dizendo que os sinais deveriam se cumprir na geração que ouviu o Seu discurso.

Ao invés disso, Jesus está profetizando acerca de acontecimentos que se cumpririam milhares de anos depois. Por exemplo, o teólogo pré-milenista Jim Hamilton disse que a frase “esta geração" significa "um tipo de geração". Dessa forma, o versículo deveria ser traduzido assim: “Em verdade lhes digo que esse tipo de geração não passará sem que tudo isto aconteça”. Isso quer dizer que todos os sinais de Mateus 24 devem se cumprir em alguma geração do futuro, que não sabemos exatamente qual será. Se for a nossa geração do século 21, então não passará esta geração. Se for a geração do século 22, então não passará esta geração.

Segundo essa opinião, a geração que não passará é aquela que presenciará o cumprimento dos sinais de Mateus 24. Não sabemos em qual geração isso vai acontecer, mas a geração designada por Deus não passará. As pessoas daquela geração vão presenciar tudo! Todavia, a verdade é que não há base nenhuma para dizer que a frase “esta geração” significa “um tipo de geração”. Essa é uma tentativa de fugir do verdadeiro significado da frase. Se Jesus estivesse se referindo a alguma geração séculos ou milênios depois, Ele teria dito: “E não passará aquela geração sem que tudo isto aconteça”. Mas não é isso que Ele diz.

Um segundo grupo de estudiosos afirma que a palavra “geração” significa “raça”, referindo-se especificamente à raça judaica. Dessa forma, o versículo deveria ser traduzido assim: “Em verdade lhes digo que a raça judaica não passará sem que tudo isto aconteça”. De acordo com essa opinião, a raça judaica será preservada por Deus para que ela veja o cumprimento de todos esses sinais. E, tendo em vista que a raça judaica tem sido preservada no decorrer da história, fica evidente que os sinais proféticos de Mateus 24 ainda vão acontecer.

Essa ideia de que a palavra “geração” significa “raça” se tornou bastante popular através das notas de estudo da Bíblia de Referência Scofield. Scofield cita alguns léxicos da língua grega, dizendo que todos eles concordam que a palavra grega γενε deve significar “raça”, e não “geração”. No entanto, Scofield foi desmentido por um dos teólogos que ele mesmo citou. A palavra γενε significa “a multidão inteira de homens vivendo ao mesmo tempo”. E, portanto, Mateus 24.34 é melhor traduzido como “geração”, e não “raça”. Se Jesus estivesse falando de uma raça específica, Mateus teria utilizado a palavra grega γνος (“descendência”, “nacionalidade”, etc.), pois essa palavra expressa com exatidão a ideia de raça.

Ora, outros autores bíblicos usaram essa palavra grega para transmitir a ideia de “raça”. Então, por que Mateus usou a palavra γενε e não a palavra γνος, já que ele supostamente se referiu à raça judaica? E a resposta é simples: porque ele estava falando da geração do tempo de Jesus, e não da raça judaica. Portanto, quando Jesus disse que “não passará esta geração sem que tudo isto aconteça”, Ele está dizendo o seguinte: “Todos os sinais que eu acabei de mencionar vão se cumprir nesta geração que está me ouvindo agora, nesta geração do século 1º, na geração de vocês”.

Sendo assim, Mateus 24 é uma passagem profética que se cumpriu no passado, na geração de Jesus e dos apóstolos. Esse texto não é uma previsão acerca do que vai acontecer em nosso futuro. Nós vivemos depois do cumprimento profético de Mateus 24. Por isso, olhamos para esse texto e entendemos que ele se tornou história. Esse precioso texto bíblico nos ensina que a Palavra de Deus não pode falhar. Jesus não é um falso profeta. Tudo o que Ele disse realmente aconteceu!


Veja o estudo em vídeo: 

https://youtu.be/C8jNmFxwEPs

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!