pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O futuro do mundo será marcado por tempos difíceis?

O futuro do mundo será marcado por tempos difíceis?

 

Muitos acreditam que o mundo vai piorar. Dizem que, quando Cristo voltar, o mundo estará mergulhado nas trevas e no pecado. Essas pessoas acreditam, inclusive, que a Bíblia profetiza sobre tudo isso. Elas citam o seguinte texto para defender essa ideia: “Saiba que nos últimos dias haverá tempos muito difíceis. Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro. Serão arrogantes e orgulhosas, zombarão de Deus, desobedecerão a seus pais e serão ingratas e profanas. Não terão afeição nem perdoarão; caluniarão outros e não terão autocontrole. Serão cruéis e odiarão o que é bom, trairão os amigos, serão imprudentes e cheias de si e amarão os prazeres em vez de amar a Deus” (2 Timóteo 3.1-4) [1].

Será que esse texto é uma profecia sobre os dias finais da história da humanidade? Será que devemos esperar por uma decadência progressiva do mundo? Bem, vamos entender o que Paulo está ensinando aqui. Primeiro, é preciso considerar o contexto histórico em que o próprio Paulo está vivendo. Paulo escreve essa carta para Timóteo, o jovem pastor que também era o seu companheiro de missão.

Como pastor vivendo em uma época repleta de problemas, Timóteo deveria enfrentar as dificuldades de seu tempo com firmeza. Para isso, ele deveria permanecer fiel ao ensino que Paulo lhe havia transmitido. É por isso que no capítulo 2 Paulo afirma: “Meu filho, seja forte por meio da graça que há em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 2.1) [2].

Observe o ponto aqui. Quando Paulo fala de tempos difíceis e de pessoas marcadas pelo pecado, ele se refere à época dele e de Timóteo. A declaração de Paulo não é uma profecia nem uma previsão do nosso futuro. O apóstolo faz uma constatação de um problema real que eles estavam enfrentando no século 1º.

Em segundo lugar, o que significa a expressão “últimos dias” aqui? Será que Paulo está se referindo ao finalzinho da história do mundo que antecede o Retorno final de Cristo? É claro que não! Os “últimos dias” cobrem todo o período desde a Primeira Vinda de Cristo até a Segunda Vinda. Essa expressão é mal compreendida pela maioria das pessoas. Como resultado, elas acabam tirando conclusões equivocadas a respeito da escatologia.

Além da expressão “últimos dias”, considere também a expressão “tempos difíceis”. A palavra “tempo”, no grego, é καιρς (kairos) e transmite a ideia de uma porção de tempo, ou ainda, de um período limitado de tempo. Então, Paulo está dizendo que, entre a Primeira e a Segunda Vinda de Cristo, haverá períodos de decadência e de sofrimento.

Aliás, quando Paulo escreveu essa carta a Timóteo, aquele era um período difícil e caótico. Era uma fase ruim da história do mundo. Paulo não está dizendo que a história do mundo vai se tornar mais e mais caótica até o Retorno de Cristo. Os períodos de decadência são temporários. Isso significa que, depois que um período ruim termina, o reino de Deus retoma o seu curso normal, transformando a história do mundo de maneira progressiva.

Por exemplo, estamos em 2022, vivendo uma pandemia há 2 anos. Esse é um período ruim da história? Claro que sim. Mas é apenas um período negativo, e não todo o período da história. Essa fase ruim não vai durar para sempre. No tempo de Deus, as coisas vão melhorar, e a história retomará o seu progresso, conforme as promessas bíblicas. Dessa forma, podemos parafrasear as palavras de Paulo, colocando da seguinte forma: “Saiba que entre a Primeira e Segunda Vinda de Cristo haverá períodos muito difíceis”.

Em terceiro lugar, qual é a preocupação de Paulo nessa passagem? Será que Paulo está preocupado pensando que tudo vai ficar cada vez pior? Muitos afirmam que sim, por causa deste versículo: “Mas os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Timóteo 3.13) [3]. Todavia, perceba que Paulo está dizendo que os homens pecadores se afundam em seus pecados. Ele está falando de certos homens perversos, e não da história mundial. Assim sendo, quem vai de mal a pior? A história do mundo ou os homens pecadores? Paulo responde: “Os perversos e impostores irão de mal a pior”.

Paulo se concentra na degradação pessoal de certos homens. Esses homens se tornam piores no sentido ético. Portanto, Paulo nada diz sobre o crescimento do mal no mundo, e ele também não diz que o número de homens ímpios crescerá mais e mais. Afirmações desse tipo são acréscimos ao texto.

Por fim, observe que Paulo é otimista em relação ao futuro. Ele declara que a maldade dos ímpios e os próprios homens ímpios não vão prevalecer: “Mas esses não irão longe, porque a insensatez deles ficará evidente a todos [...]” (2 Timóteo 3.9a) [4]. Em outras palavras, Deus coloca freio nos ímpios para que a maldade do mundo não cresça. O mal, embora presente em nossa realidade, não poderá triunfar. A vitória completa do Reino de Deus sobre o mal vai acontecer quando Cristo voltar. No entanto, a verdade é que essa vitória já começou a acontecer desde que o Verbo de Deus (Cristo) pisou na terra.


Veja o estudo em vídeo:

https://youtu.be/6nxXF094eQE

 

Fabrício A. de Marque


____________________

Notas:

[1] Nova Versão Transformadora (NVT).

[2] Ibid.

[3] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[4] Ibid.



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!