pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O que significa “provar os espíritos”?

O que significa “provar os espíritos”?


O apóstolo João, em sua primeira carta, disse: “Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora” (1João 4.1). O que significa “provar os espíritos”? Olhando com atenção para o versículo, percebemos que João menciona, lado a lado, duas expressões: “espírito” e “falsos profetas”.

Fica evidente, portanto, que o versículo está falando de falsos ensinamentos e falsas doutrinas. Para fins didáticos, podemos parafrasear o versículo da seguinte maneira: “Amados, não deem crédito a qualquer ensino, mas provem os ensinos para ver se procedem de Deus”. Diante disso, levantamos uma questão: qual é o significado do verbo “provar”? O que João quer dizer com “provar os espíritos”?

João utiliza a palavra grega δοκιμάζω (dokimazō), que traz a ideia de testar, examinar e escrutinar. Em outras palavras, assim como o metalúrgico testa a integridade do metal, devemos testar os ensinos que ouvimos/lemos para saber qual é a sua verdadeira procedência. João está declarando: “Irmãos, examinem os ensinos!”. O objetivo desse exame é verificar se o ensinamento procede de Deus ou não.

Mas por que os leitores da época de João deveriam fazer isso? Porque muitos falsos profetas haviam surgido no meio deles. E pior do que isso: algumas pessoas começaram a dar crédito ao falso ensino do gnosticismo. Essa heresia negava a real humanidade de Jesus. É por isso que mais adiante João afirma que todo ensino que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus (cf. 1Jo 4.3). Quem nega a verdadeira humanidade de Jesus procede do Diabo.

Até aqui vimos que “provar os espíritos” significa “testar os ensinamentos”. Diante disso, quero levantar uma questão pessoal: você tem testado os ensinamentos que chegam até você? Ou será que você aceita, sem questionamento, tudo que ouve e lê? É imprescindível discernir o Espírito Santo dos espíritos malignos; o espírito da verdade do espírito do erro.

Só porque um pregador fala em nome de Deus não significa que o ensino dele procede de Deus. Lembre-se de que Satanás levanta falsos profetas para enganar os ingênuos que carecem do conhecimento das Escrituras. Ora, sabemos que a incredulidade é um problema grave. No entanto, acreditar em tudo também é. Quem acredita em tudo, cedo ou tarde será enganado e ludibriado.

Por isso, procure conhecer a Bíblia com profundidade. A Bíblia é a espada poderosa do Espírito Santo (cf. Ef 6.17b; Hb 4.12). Isso quer dizer que você deve batalhar contra os falsos ensinos através da espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

Com sabedoria e discernimento, questione todos os ensinos que chegam até você. Não aceite os ensinamentos sem primeiro analisá-los. Tome cuidado com a internet, com as pessoas e até mesmo com certas igrejas. A verdade é libertadora, mas um falso ensino pode arruinar a sua vida para sempre.


Confira o estudo em vídeo:

https://youtu.be/1-UqtF_X9uQ

 


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!