pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Satanás consegue ler os nossos pensamentos?

Satanás consegue ler os nossos pensamentos?


Será que o Diabo tem poder para saber no que estamos pensando? Se ficarmos em total silêncio, sem dizer nenhuma palavra, será que, mesmo assim, o Diabo consegue descobrir os nossos pensamentos? O inimigo de nossa alma consegue ou não penetrar em nossa mente?

Algumas pessoas têm receio de que o Diabo consiga ler os seus pensamentos. Isso porque, muitas vezes, as tentações que o Diabo lança contra elas correspondem exatamente aos pensamentos e desejos que elas nutrem dentro de si. Assim, elas acabam alimentando certo medo do Diabo e atribuem ao Maligno um poder exagerado que, na verdade, ele não possui.

Na teologia cristã, quando estudamos a natureza de Deus, nos deparamos com uma palavra chamada “onisciência”. O que é onisciência? Vejamos uma definição dada pelo teólogo Augustus H. Strong: “[A onisciência de Deus] significa que Deus conhece perfeita e eternamente todas as coisas que são objeto do seu conhecimento quer reais ou possíveis, passadas, presentes ou futuras” [1].

A onisciência, portanto, é uma qualidade exclusiva da divindade. Somente Deus, na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conhece todas as coisas. O salmista disse que o Senhor conhece de longe os seus pensamentos: “Sabes quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe, conheces meus pensamentos” (Salmos 139.2) [2].

Isso significa que, antes mesmo de pensarmos em alguma coisa, Deus já sabe qual será o nosso pensamento. Além do mais, o sábio do AT afirmou que Deus — e mais ninguém — conhece os pensamentos dos homens: “[...] porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens” (1Reis 8.39b) [3].

Entretanto, o Diabo não tem esse poder. Se o Diabo fosse eterno, ele seria onisciente e, por isso, ele teria poder para conhecer os nossos pensamentos. A verdade, porém, é que o Diabo é um ser limitado e finito, ainda que seja um ser espiritual. Ora, nem mesmo os anjos bons são oniscientes. Se um anjo bom não tem onisciência, é evidente que um anjo mau também não tem.

Portanto, afirmar que Satanás conhece os nossos pensamentos significa colocá-lo no mesmo patamar de Deus. É evidente que o Diabo não pode ser comparado ao Senhor. Diante disso, uma dúvida pode surgir: se o Diabo não pode conhecer os nossos pensamentos, por que, às vezes, parece que ele sabe exatamente no que estamos pensando?

 A resposta é que o Diabo conhece muito bem os anseios e as fraquezas do ser humano. Ele conhece a humanidade desde sua origem e ele vem acompanhando a trajetória do homem desde Adão e Eva. Lembre-se de que o Diabo foi homicida desde o princípio do mundo (cf. João 8.44). Então, através da observação, o Diabo identifica as fraquezas humanas e, partir disso, ele monta armadilhas para nos levar ao pecado.

Por exemplo, o Diabo se aproveitou da fraqueza física de Jesus durante o período de jejum no deserto: “A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4.1-3) [4].

Perceba que, através da observação, o Diabo soube que Jesus estava com fome. Então, ele esperou o momento certo para lançar a sua tentação. Não podemos esquecer também que o Diabo tem inúmeros aliados (os demônios), os quais trabalham para o avanço das trevas e para a destruição da humanidade. Satanás é inimigo dos homens. Por isso, em nossa batalha contra ele, precisamos tomar dois cuidados importantes.

Primeiro, não devemos superestimar o Diabo, como se ele fosse mais poderoso do que Deus ou possuísse um poder igual ao de Deus. E segundo, não devemos subestimar o Diabo, como se ele fosse fraco e inofensivo. Deus nos entregou armas espirituais para lutarmos contra o nosso inimigo espiritual: “Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo. Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes” (Efésios 6.10-13) [5].

Assim, voltando à pergunta inicial: o Diabo é capaz de ler os nossos pensamentos? E a resposta é não. Somente Deus conhece perfeitamente tudo aquilo que pensamos, porque somente Deus é onisciente. Se Deus sabe tudo que pensamos, esse fato deveria gerar temor em nosso coração, pois, além de saber de tudo, Deus tem todo o poder, e a nossa vida está em Suas mãos.

O Diabo, por outro lado, é observador e astuto o suficiente para lançar sugestões e pensamentos perversos em nossa mente. Por isso, devemos preencher os nossos pensamentos com a Palavra de Deus. Fazemos isso lendo, meditando e praticando as Escrituras Sagradas (cf. Sl 1.2; Js 1.8; Fp 4.8; Cl 3.2; Tg 1.22).

 

Veja o estudo em vídeo:

https://youtu.be/bxAr5orymJw

 

Fabrício A. de Marque

 

_________________________

Notas:

[1] STRONG, Augustus H. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003. p. 421.

[2] Nova Versão Transformadora (NVT).

[3] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[4] Ibid.

[5] Nova Versão Transformadora (NVT).




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!