pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Você foi batizado no Espírito Santo?

Você foi batizado no Espírito Santo?


Como saber se você foi batizado com o Espírito Santo? Será que é necessário falar em línguas estranhas? Todo cristão genuíno já foi batizado com o Espírito Santo ou será que apenas uma parcela recebeu essa bênção?

Existe uma doutrina bastante difundida em alguns círculos que ensina que existe uma “segunda bênção” ou uma “segunda obra da graça” na vida do crente, obra essa que acontece depois da conversão. A “primeira bênção” seria a própria conversão, enquanto a “segunda bênção” seria a santificação completa. Essa santificação completa pode ser alcançada aqui na terra, antes da morte física e da glorificação. Essa doutrina ficou conhecida como perfeccionismo.

No entanto, com o passar dos anos, os pentecostais começaram a ensinar diferentes graus e tipos de perfeccionismo. Assim, a “primeira bênção”, segundo eles, continua sendo a conversão do pecador. Todavia, a “segunda bênção” não é a santificação completa (como diz o primeiro grupo), mas sim, um “revestimento de poder” ou “a capacitação especial” para o exercício ministerial.

Essa “segunda bênção”, então, passou a ser chamada de batismo no Espírito Santo. Mas, afinal, qual é o sinal de que uma pessoa recebeu essa segunda bênção? Os próprios defensores dessa doutrina discordam entre si com relação ao sinal do batismo do Espírito Santo.

De um lado, alguns dizem que o sinal no batismo do Espírito Santo é o falar em línguas estranhas. Se você fala em outras línguas, então você recebeu o batismo no Espírito Santo. Contudo, se você não fala em línguas, então você não foi batizado no Espírito Santo.

Do outro lado do debate, dizem que o falar em línguas não é “obrigatório”, por assim dizer. Se você não fala em línguas estranhas, não tem problema nenhum, pois o batismo no Espírito Santo pode ser acompanhado pelo fenômeno de falar em línguas ou não.

Apesar dessa divergência entre os dois grupos, ambos acreditam que existe um intervalo entre a conversão de uma pessoa e o recebimento do batismo no Espírito Santo. Isso quer dizer que uma pessoa pode ser cristã e, mesmo assim, não ser batizada no Espírito Santo.

Diante disso, eu te pergunto: esse ensino tem fundamentação bíblica? E a resposta é não! O batismo no Espírito Santo não significa falar em outras línguas e também não significa capacitação ministerial. Vejamos o que o apóstolo Paulo disse sobre esse batismo: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1Coríntios 12.13) [1].

Paulo está dizendo que, quando uma pessoa nasce de novo, o Espírito Santo introduz essa pessoa no Corpo de Cristo, que é a Igreja. Esse ato de introduzir a pessoa no Corpo de Cristo é o batismo no Espírito Santo. Isso significa que todo convertido a Cristo foi batizado no Espírito Santo. O texto é claro: “quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. A todos foi dado beber de um só Espírito”.

Portanto, se você é uma nova criatura em Cristo, você já foi batizado no Espírito Santo. Você foi enxertado no Corpo de Cristo e feito membro da família de Deus. Por isso, quando alguém te perguntar se você foi batizado no Espírito Santo, simplesmente responda que sim, pois isso aconteceu quando você nasceu de novo e depositou sua fé em Cristo.

O nosso dever, como cristãos, não é buscar o batismo no Espírito Santo, como muitas igrejas, equivocadamente, encorajam os seus membros a fazer. Algumas, inclusive, pressionam tanto que acabam trazendo culpa sobre as pessoas. Você não precisa buscar o batismo no Espírito Santo, porque isso já aconteceu. Ao invés de buscar o batismo, devemos buscar o enchimento do Espírito Santo, que é algo totalmente diferente.

O batismo já aconteceu, mas o enchimento deve acontecer todos os dias da nossa vida: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18) [2]. O enchimento do Espírito acontece à medida que usamos os meios de graça que foram concedidos por Deus: leitura bíblica, oração, jejum, etc. Todo cristão genuíno foi batizado no Espírito Santo. Pertencemos ao mesmo Corpo. Portanto, não fique desesperado atrás de uma nova experiência; apenas reconheça uma realidade já concedida e se alegre com isso.


Confira a reflexão em vídeo:

https://youtu.be/HKkZx1srU7Y


Fabrício A. de Marque

 

___________________

Notas:

[1] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[2] Almeida Corrigida Fiel (ACF).



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!