pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Antes do fim o evangelho será pregado no mundo todo?

Antes do fim o evangelho será pregado no mundo todo?

 

Muitas pessoas afirmam que Cristo só voltará para encerrar a história depois que o evangelho for pregado para cada pessoa do mundo inteiro. Via de regra, o seguinte versículo é citado como base para essa crença: “E será pregado este evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim” (Mateus 24.14). [1]

Quando leem esse versículo, muitos acreditam que o “mundo” mencionado por Jesus é o planeta terra. Dessa forma, dizem que Cristo só voltará depois que o evangelho for pregado para todos os povos sem exceção. Em outras palavras, antes do Retorno de Cristo, não poderá existir nenhum povo que não tenha ouvido a pregação do evangelho.

Temos que concordar que a pregação do evangelho será proclamada para todos os povos da terra. Também afirmamos que o evangelho salvará as nações, conduzindo a maioria da população mundial aos pés de Cristo Jesus. No entanto, esse versículo de Mateus 24.14 não está falando sobre a evangelização do mundo, nem sobre o fim do mundo.

Na língua grega, a palavra registrada é οκουμνη (oikoumenē), termo que carrega várias nuances. Temos os possíveis significados: “a porção da terra habitada pelos gregos, em distinção das terras dos bárbaros”; “súditos do Império Romano”; “toda a terra habitada”;habitantes da terra (homens); ou pode se referir ao “universo”.

Como saber o significado mais adequado? É o contexto bíblico que determina o significado de uma palavra. Neste caso de Mateus 24.14, portanto, o contexto bíblico nos faz concluir que a palavra “mundo” faz referência a uma porção de terra habitada pelas pessoas do Império Romano do século 1. Isso significa que Jesus não disse que, antes do fim, o evangelho do reino seria pregado por todo o planeta terra. Se Jesus tivesse dito isso, Ele teria usado a palavra grega κσμος (kosmos), que expressa muito melhor essa ideia.

Ao invés disso, Jesus escolhe uma palavra bastante específica e restrita. A raiz da palavra usada por Jesus (οκουμνη) vem do substantivo οκος (oikos), que significa “casa” e “habitação”, e do verbo οκέω (oikeō), que significa “habitar” e “residir”. Assim, quando os discípulos ouviram que o evangelho do reino seria pregado por todo o mundo, eles entenderam que Jesus estava se referindo ao mundo conhecido por eles, ou seja, aos limites do Império Romano, e não ao planeta terra.

Para corroborar essa ideia, note que o escritor Lucas, no capítulo 2 de seu evangelho, disse que, no tempo em que Maria estava grávida de Jesus, o imperador César Augusto decretou um recenseamento e convocou todo o povo para se registrar. Quem foi convocado para o recenseamento? Veja o que diz a versão ACF: “E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse” (Lucas 2.1). [2]

Perceba que a palavra traduzida por “mundo” é a palavra grega οκουμνη, a mesma palavra usada por Jesus em Mateus 24.14. Fato é que o imperador César Augusto não convocou o planeta terra para o recenseamento, mas apenas os habitantes do Império Romano. É por isso que outras versões bíblicas traduzem essa palavra de modo mais claro, como, por exemplo, a NAA: “Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do Império para recensear-se” (Lucas 2.1). [3]

Vemos, então, que o sentido da palavra “mundo” é restrito conforme o contexto. Aliás, Jesus garantiu que a pregação do evangelho por todo o império romano aconteceria naquela geração do século 1º. No mesmo capítulo de Mateus 24 o Senhor afirmou que aquela geração não passaria sem que todos os sinais profetizados acontecessem (cf. Mateus 24.34), e certamente a pregação do evangelho por todo o império faz parte dessa lista de sinais.

Além disso, o próprio NT revela que essa profecia se cumpriu no passado. Paulo disse aos irmãos colossenses que o evangelho que eles ouviram havia sido pregado a toda criatura debaixo do céu já naquela época (cf. Colossenses 1.23). Portanto, quando Jesus disse que o evangelho do reino seria pregado por todo o mundo, Ele estava profetizando que todos os habitantes do Império Romano do século 1º ouviriam as boas-novas da salvação, e só depois disso chegaria o fim.

Mas o que Jesus quis dizer com a frase “então virá o fim”? Que “fim” haveria de chegar com a pregação do evangelho? O fim do mundo? Jesus não se referiu ao fim do mundo, mas sim, ao fim da era judaica. Depois que o evangelho fosse pregado a todos os habitantes do Império Romano do século 1, Jerusalém e o templo seriam destruídos, colocando, assim, um ponto final na Velha Aliança. Esse é o “fim” a que Jesus se refere.

O fim da era judaica aconteceu no ano 70 DC, quando o exército romano invadiu Jerusalém, assassinou mais de 1 milhão de judeus e destruiu o templo sagrado do Senhor. Sendo assim, em resumo, a profecia de Jesus de que o evangelho será pregado por todo o mundo para testemunho das nações e então virá o fim, já se cumpriu no século primeiro da era cristã.

Diante disso, uma dúvida pode surgir na mente de alguns: se essa profecia já se cumpriu, ainda temos o dever de pregar o evangelho a toda criatura? É evidente que sim! A Grande Comissão, o Ide por todo o mundo, continua sendo a ordem de Cristo para a Sua igreja. O objetivo da pregação do evangelho em Mateus 24.14 foi testemunhar às nações do Império Romano: E será pregado o evangelho do Reino por todo o mundo para testemunho a todas as nações”. A Grande Comissão, por sua vez, tem como objetivo discipular as nações de toda a terra: “[...] vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês [...]” (Mateus 28.19-20a). [4]

Testemunhar e discipular são tarefas diferentes. Discipular as nações é um trabalho muito mais penoso, que demanda dedicação, tempo e paciência. No entanto, a nossa missão, a missão da Igreja, é pregar e também discipular as nações. À medida que pregamos o evangelho e discipulamos as nações, Cristo derrotará progressivamente os inimigos de Deus na história. O último inimigo que será derrotado é a morte. Depois que Cristo derrotar os inimigos de Deus, Ele mesmo se submeterá à autoridade do Pai. E, assim, Deus será tudo em todos.

 

Veja o estudo em vídeo:

https://youtu.be/dut1vdRkems

 


Fabrício A. de Marque

 

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Notas:

[1] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[2] Almeida Corrigida Fiel (ACF).

[3] Nova Almeida Atualizada (NAA).

[4] Ibid.



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