pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Qual é o nome da mãe da pobreza?

Qual é o nome da mãe da pobreza?

A mãe da pobreza se chama Preguiça. Há inúmeras advertências bíblicas contra a preguiça. A preguiça está ligada à pobreza e à miséria. É verdade que não ser preguiçoso não fará de nós pessoas financeiramente ricas. Há outros fatores, além do trabalho árduo, que conduzem à riqueza. Todavia, ser preguiçoso poderá nos lançar em uma vida de severas privações e escassez.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso: “Quem trabalha com a mão ociosa fica pobre, mas o que trabalha com diligência enriquece” (Provérbios 10.4). [1] Há pessoas que têm alergia ao trabalho. Odeiam trabalhar. Pensam que é injusto trabalhar tanto para obter as coisas. Essas pessoas se esquecem de que o trabalho foi instituído na criação do universo, muito antes do pecado.

Sei de pessoas que apresentam várias desculpas para não trabalhar. Vivem solicitando a ajuda de outros em nome da difícil situação econômica que o país enfrenta. Quanto mais desocupadas, mais problemáticas essas pessoas se tornam. A mente que não se ocupa com o trabalho, certamente se ocupará com coisas indevidas. Se já é difícil manter a mente sã trabalhando arduamente, quanto mais sem trabalhar.

O trabalho é uma bênção divina. Talvez você trabalhe em algo que não gostaria. Durante vários anos consecutivos vivi essa experiência. No domingo à noite a angústia tomava conta do meu coração. Apesar disso, o trabalho continua sendo uma bênção de Deus. É o meio pelo qual a providência divina supre as nossas necessidades. Tente olhar dessa forma quando o seu relógio despertar pela manhã para mais uma jornada de trabalho. Deus ordenou o trabalho e colocou você naquela função. Portanto, Ele está com você em cada esforço empreendido.

Além de suprir as necessidades pessoais e familiares, o trabalho aumenta a nossa experiência de vida, nos proporciona condições para acudirmos o necessitado, melhora nossa maturidade, pode lapidar nossa habilidade social, além, é claro, de gerar prosperidade para a nação e glorificar a Deus (cf. 1Coríntios 10.31).

Se a mãe da pobreza é a Preguiça, a mãe da prosperidade é o Trabalho. Sendo assim, trabalhe com honestidade e profundo zelo. Organize o seu tempo e os seus recursos. Não se renda à preguiça quando sentir vontade de fazer isso. Dê o seu máximo e aguarde boas colheitas.

 

____________________________

Notas:

[1] Nova Almeida Atualizada (NAA).

 

 

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!