pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Rapidamente irritado

Rapidamente irritado


A ira é um sentimento. Pode ser um sentimento santo e justo ou pecaminoso. Deus é santo e fica irado. Sua ira, portanto, é santa e justa (cf. Sl 7.11). Jesus ficou irado (Mt 21.12), mas jamais cometeu pecado algum (Hb 4.15). A ira pecaminosa pertence ao homem caído, e não a Deus. Caim ficou irado e tornou-se assassino de seu próprio irmão (Gn 4.5, 8). A ira pecaminosa pode nos levar a cometer loucuras: “O que presto se ira faz loucuras [...]” (Provérbios 14.17a). [1]

Eu já cometi loucuras por estar irado. Já ofendi pessoas e já quebrei objetos de tanta raiva. Certamente você já fez algo parecido. Uma pessoa irada e descontrolada é semelhante a uma bomba relógio. Quando explode, espalha estilhaços por todos os lados.

A ira pecaminosa e descontrolada emburrece. A razão e o bom senso morrem temporariamente. Pequenas coisas se tornam grandes motivos para o descontrole. Recentemente, por exemplo, o proprietário de um restaurante assassinou um cliente depois de um desentendimento que tiveram por causa de 40 reais na conta.

A pessoa que rapidamente perde a calma é odiada. Ninguém gosta de ficar perto de gente assim. Afinal, é preciso pisar em ovos para se relacionar com ela. É muito melhor ficar sozinho do que conviver com um indivíduo rixoso. Ninguém sai perdendo quando corta a relação com gente irritadiça.

Todo mundo está sujeito a fazer loucuras por conta da ira. O pecado habita no coração humano. É do coração que nascem os pecados (Mt 15.19). O ímpio descontrolado precisa de um coração de carne, regenerado. O cristão, por sua vez, embora tenha um novo coração, precisa viver cheio do Espírito para não dar vazão à sua carne.

Quando a ira pecaminosa encher o seu coração, contenha-a. Lembre-se das consequências que você colheu por ter agido assim no passado. Lembre-se também das consequências que outras pessoas colheram. O sentimento de ira às vezes é inevitável, porém, podemos evitar as loucuras: “Irai-vos e não pequeis [...]” (Efésios 4.26a). [2]

 


Fabrício A. de Marque

 

_____________________

Notas:

[1] Almeida Revista e Atualizada (ARA).

[2] Almeida Corrigida Fiel (ACF).



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!