pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Até que ponto devemos perdoar e pedir perdão?

Até que ponto devemos perdoar e pedir perdão?


Pedir perdão é difícil. Significa reconhecer que erramos. Perdoar é mais difícil ainda, pois implica aceitar os danos que outra pessoa nos causou. Quando o perdão é um dever e quando não é? Até que ponto devemos pedir perdão para a pessoa a quem ofendemos? Vamos refletir rapidamente sobre essas questões.

Primeiramente, o perdão é um dever quando a pessoa que nos ofendeu demonstra arrependimento verdadeiro: “Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe-lhe” (Lucas 17.3 | NAA). Neste caso, quando negamos o perdão para a pessoa arrependida, caímos em pecado. É agir na contramão do que Jesus ensinou. Afinal, quando pecamos e nos arrependemos, Deus nos perdoa (1Jo 1.9).

Em segundo lugar, quando o perdão deixa de ser uma obrigação? Quando o nosso ofensor não se arrepende do pecado cometido contra nós. Neste caso, temos a opção de perdoá-lo, porém, não temos a obrigação de fazê-lo. O dever de perdoar é resultado do pedido genuíno de perdão. Se o ofensor não se arrependeu, não há nenhum dever em perdoá-lo. Há somente a opção. Contudo, isso não nos dá o direito de guardar rancor nem de praticar a vingança.

E em terceiro lugar, até que ponto devemos pedir perdão? Colocando em outras palavras, é bíblico mendigar o perdão das pessoas quando elas se recusam a nos perdoar? A resposta é não. Há pessoas que negam o perdão, esperando que imploremos por misericórdia. Elas querem nos ver humilhados, ajoelhados diante delas. Essa é uma forma velada de vingança. Trata-se de um joguinho emocional.

Quando pecamos contra alguém e pedimos humildemente o seu perdão, a nossa parte termina exatamente nesse ponto. Não estou dizendo que o erro não deve ser reparado. Estou dizendo que não devemos implorar o perdão das pessoas. Deus não faz isso quando pecamos contra Ele e nos arrependemos de verdade. Se nem Deus faz isso, que direito as pessoas têm de fazê-lo? Elas estão se colocando acima do próprio Deus. É uma arrogância sem precedentes!

Assim, quando alguém pecar contra você e se arrepender, perdoe. Você não tem direito de negar o perdão. Quando alguém pecar contra você e, mesmo assim, não demonstrar arrependimento, escolha o caminho da paz. Você não pode perdoar um impenitente, mas pode guardar o seu coração da amargura.

Finalmente, quando você pecar contra alguém, peça perdão. Afirme o seu erro e não invente subterfúgios. Se a pessoa negar o perdão e tentar criar um cenário para te oprimir ainda mais, afaste-se e deixe a situação com Deus. A partir disso, o problema não é mais entre você e a pessoa, mas entre ela e Deus.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!