pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Por que certos milagres da Bíblia não acontecem nos dias de hoje?

Por que certos milagres da Bíblia não acontecem nos dias de hoje?

 

Você conhece alguém que não acredita em milagres? Desde o final do século 17, algumas críticas foram apresentadas com o objetivo de negar a realidade dos milagres. O filósofo David Hume (1711—1776) foi um dos mais ferrenhos opositores dos milagres. No círculo cristão, fato é que todo crente genuíno acredita que Deus opera milagres. Não me refiro ao debate entre Cessacionismo e Continuísmo, pois ambos acreditam em milagres.

Ao invés disso, refiro-me a certos milagres bíblicos que Deus operou no passado, mas que não se repetem nos dias atuais. Por que não vemos os mesmos milagres da Bíblia acontecendo nos dias de hoje? Por que não vemos mais maná caindo do céu, mares se abrindo e pães se multiplicando? Sendo Todo-Poderoso e Imutável, por que Deus não opera novamente os milagres do passado?

Eu já ouvi pessoas dizendo que os milagres bíblicos não acontecem hoje, porque as pessoas não têm a mesma fé que as pessoas da Bíblia tinham. Ora, será que essa afirmação faz sentido? Esse argumento carrega alguns pressupostos errados. Um deles é achar que toda a história bíblica está repleta de milagres. Isso não é verdade.

É claro que a Bíblia registra muitos milagres. Na Bíblia, houveram milagres em mais de 250 ocasiões diferentes. No entanto, todos os milagres bíblicos aconteceram dentro de um período histórico muito específico. Por exemplo, os milagres da Bíblia aconteceram em três períodos diferentes: 1. No período de Moisés, Elias e Eliseu; 2. No período de Jesus e 3. No período dos apóstolos.

Por que os milagres foram predominantes nesses três períodos? Porque Deus estava entregando uma nova revelação à humanidade através desses homens: a Sua Palavra escrita. Assim, depois da época dos apóstolos, a história mundial não experimentou milagres na mesma proporção. Isso porque não havia mais necessidade disso.

Todavia, isso não significa que Deus parou de operar milagres depois do período apostólico. Deus é Deus de milagres. O ponto é que os milagres que ocorreram depois dos apóstolos foram diferentes. Aliás, os milagres foram diferentes em cada período histórico. Depois de Moisés, nenhum maná caiu do céu e nenhum Mar Vermelho se abriu. Depois de Pedro, ninguém andou sobre as águas. Depois de Paulo, ninguém foi chamado por Cristo, pessoalmente, para o apostolado.

Apesar disso, quero reiterar que Deus continua operando milagres em nossos dias. Podemos clamar para que milagres aconteçam. Um cristão que não crê em milagres não pode ser um cristão. Afinal, a Bíblia que o cristão lê foi inspirada sobrenaturalmente por Deus. O Deus que o cristão serve criou o universo sobrenaturalmente (ex nihilo). O Jesus em quem o cristão crê ressuscitou sobrenaturalmente dos mortos. E a salvação experimentada pelo cristão é uma obra sobrenatural do Espírito Santo no coração.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!