pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Por acaso existe acaso?

Por acaso existe acaso?

 

O que é “acaso”? Segundo o dicionário, acaso é um “acontecimento imprevisto; acidente; sequência de eventos cuja origem não depende da vontade; sorte”. Percebe-se que, de acordo com essas definições, o acaso é algo completamente impessoal.

Apesar disso, alguns tentam transformar esse conceito impessoal em algo pessoal e próximo do ser humano. Você vai se lembrar da famosa música “Epitáfio” do Titãs: “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído...”.

Biblicamente falando, não existe acaso. Esse é um conceito pagão e desprovido de esperança. A Bíblia, por outro lado, ensina a doutrina da providência divina. Tudo o que acontece no mundo é orquestrado por Deus.

Deus pode fazer algo de maneira direta, o que é chamado de “causa primária”. Exemplo disso são os milagres. Mas às vezes Deus pode fazer algo indiretamente, o que é chamado de “causa secundária”. Nesse ponto, pense na ação de Deus através das leis da natureza, das pessoas, e assim por diante.

A doutrina da providência ensina que o controle de Deus não se limita às circunstâncias cotidianas. O controle de Deus também abrange o coração e as ações humanas. Por exemplo, Deus pode endurecer o coração daqueles que se recusam a se arrepender dos seus pecados. Um coração teimoso pode ser endurecido mais do que já está (cf. Rm 1.24-26, 28).

A doutrina da providência não deve gerar medo em nós, mas temor. Medo e temor são ideias diferentes. Se o mundo fosse governado pelo acaso, aí sim teríamos motivos para nos preocupar. Afinal, que consolo e proteção haveria numa força impessoal e indiferente ao sofrimento humano?

Sendo assim, descanse no cuidado soberano de Deus. O governo de Deus é regado com graça, amor e cuidado. Não é soberania nua e crua, sem bondade. O Senhor cuida dos animais, da vegetação, dos mares, dos pássaros e dos homens. Ele está no trono conduzindo todas as coisas conforme a Sua vontade.

 


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!