pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Erros comuns ao ler o livro de Apocalipse

Erros comuns ao ler o livro de Apocalipse

 

Todos nós, ao lermos um livro bíblico, cometemos equívocos. Os equívocos se agigantam quando adentramos a literatura profética, especialmente o livro de Apocalipse. Gostamos de fantasiar as profecias bíblicas e de criar possibilidades sensacionalistas. Pensando nos erros que cometi durante a minha trajetória e nos equívocos que vejo à minha volta, quero deixar alguns alertas para que você leia o livro de Apocalipse de forma equilibrada e saudável.

 

Erro 01: Pensar que o Apocalipse fala somente sobre o fim do mundo

É verdade que uma pequena porção de Apocalipse profetiza sobre o fim da presente era. No entanto, essa não é a mensagem central do livro. Ao invés disso, Apocalipse trata, especificamente, sobre o fim do Antigo Pacto e a inauguração do Novo Pacto. O objetivo é mostrar que Israel recebeu o juízo divino por haver rejeitado o Messias prometido. Por isso, uma Nova Aliança foi inaugurada e os gentios também farão parte do povo escolhido de Deus.

 

Erro 02: Ler o Apocalipse de maneira futurista

Quando João escreveu o Apocalipse, as profecias, obviamente, ainda não tinham se cumprido. Contudo, a maioria das profecias se cumpriu naquela geração, poucos anos depois do registro profético. Com isso, estou dizendo que as profecias eram futuras para os leitores de João, mas hoje, depois de quase 2 mil anos, as profecias se tornaram passado. Conforme dito no ponto anterior, uma pequena porção profética ainda diz respeito ao futuro, mas isso não é verdade em relação à porção maior do livro de Apocalipse. Sendo assim, a forma mais segura de compreender o Apocalipse é olhar para o passado, e não para o futuro.

 

Erro 03: Ler o Apocalipse e ficar com medo das profecias

Apocalipse revela que Satanás, os demônios e os filhos das trevas serão condenados para sempre (Ap 20.10-15). Esse é o destino final deles. Do lado oposto, estão os filhos de Deus, os selados pelo Senhor, aqueles cujos nomes foram escritos no Livro da Vida antes da fundação do mundo. Os crentes verdadeiros não precisam ficar com medo das profecias de Apocalipse, ainda que as imagens registradas sejam, de fato, assustadoras e terríveis. Essa característica é própria da linguagem apocalíptica-profética. Apocalipse procura colocar imagens em nossos olhos. Os acontecimentos são descritos em “quadros” vívidos e impactantes. Embora a mensagem de Apocalipse não seja nada positiva para os ímpios, ela é, por outro lado, a mensagem de vitória do povo de Deus.


Erro 04: Usar o jornal para interpretar o Apocalipse

A mensagem bíblica sempre será relevante para a atualidade. Isso também é verdade em relação ao livro de Apocalipse, ainda que quase tudo tenha se cumprido no passado. Devemos concordar com o teólogo suíço, Karl Barth (1886—1968), que afirmou que "é preciso segurar numa mão a Bíblia e na outra o jornal do dia”. O problema é que muitos cristãos não usam a Bíblia para compreender o jornal, mas usam o jornal para compreender a Bíblia. Em outras palavras, as profecias bíblicas são interpretadas a partir das notícias do cotidiano. O jornal é colocado como parâmetro hermenêutico. É por essa razão que muitos, após assistirem uma notícia trágica pela TV, bradam: “É o fim dos tempos mesmo! Jesus está voltando!”. Essa declaração mostra claramente que o jornal está determinando o modo de entender a Bíblia.

 

Esses são alguns erros que cometemos durante a leitura de Apocalipse. Há outros que não mencionei. Se corrigirmos esses equívocos, nossa leitura será muito mais proveitosa e coesa com o restante das Escrituras. Portanto, enquanto estiver lendo Apocalipse, preste atenção nesses pontos. Talvez você esteja tropeçando em pelo menos um deles. Não desista da leitura por causa da complexidade do assunto. Há barreiras que são rompidas somente com a perseverança. Continue firme, pois Deus certamente te capacitará.

 

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!