pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Pare de ler a Bíblia desse jeito!

Pare de ler a Bíblia desse jeito!

Vários cristãos não cultivam a leitura regular das Escrituras. Esse fato é lamentável, pois, em outros tempos, os cristãos eram conhecidos como “o povo do Livro”. Temo que atualmente sejamos conhecidos como “o povo do movimento coaching”, “o povo da fofoca” ou algo similar. Precisamos voltar às Escrituras. Precisamos conhecer a vontade e os pensamentos de Deus que foram catalogados nos 66 livros sagrados.

Além dos cristãos que não cultivam a leitura bíblica no dia a dia, temos ainda os cristãos que leem a Bíblia de forma errada. Evidentemente, eles têm mais conhecimento bíblico do que aqueles que leem menos. No entanto, apesar dessa aparente vantagem, os versículos são lidos desordenadamente, fora do contexto. A Bíblia é transformada em uma colcha de retalhos.

Interpretar a Bíblia fora do contexto é tão perigoso quanto ficar longe dela. A razão disso é a seguinte: quando a Bíblia é interpretada de maneira errônea, atribuímos à mensagem divina um significado que Deus jamais pretendeu. Assim, colocamos palavras na boca de Deus. Inventamos preceitos que não foram revelados e criamos promessas que nunca foram feitas.

O estudioso do século XVII, Antônio Vieira, estava coberto de razão ao afirmar que, quando as palavras de Deus são proclamadas no sentido que Deus não as disse, elas se tornam em palavras do Diabo. Isso é forte, mas também é verdadeiro. Ora, quando uma pessoa distorce as nossas palavras, tal petulância causa profunda indignação em nós. Agora você imagina fazer isso com a Palavra de Deus! Só restará sérias consequências, pois o Senhor zela por Sua Palavra.

Considere algumas atitudes que mostram que vários cristãos estão lendo a Bíblia de maneira errada. A primeira atitude é escolher um versículo aleatório e ignorar os versículos anteriores e posteriores. É claro que podemos compartilhar um versículo isolado. Um versículo solto pode transmitir uma mensagem universal para todas as épocas. Isso, porém, não se aplica a qualquer versículo.  

Por exemplo, leia esse versículo isolado do contexto: “Se você já tem esposa, não procure se separar. Se não tem esposa, não procure se casar.” (1Co 7.27). Qual a impressão que esse texto transmite? Que o solteiro não deve se casar e formar uma família. Todavia, o contexto não proíbe o casamento. Ignorar o contexto da passagem implica em grave distorção das Escrituras, nos levando a quebrar o terceiro mandamento da Lei.

A segunda atitude é atribuir ao texto bíblico compreensões e pressupostos modernos. Um dos maiores desafios que enfrentamos é ler a Bíblia com os “óculos” do século primeiro. Várias palavras daquela época possuem significados específicos dentro de contextos específicos. Por isso, materiais de apoio (dicionários bíblicos, introduções bíblicas, manuais bíblicos, etc.) são indispensáveis para a correta leitura da Palavra de Deus.

Finalmente, a terceira atitude que percebo em algumas pessoas é a prática da leitura mística. Alguns dizem que o importante é ler a Bíblia, ainda que nada seja compreendido. Seguindo essa lógica, você tomaria um remédio sem compreender as orientações da bula? Sem compreensão não há transformação. Só gastaremos tempo e energia e ainda acumularemos frustrações. Portanto, elimine esses erros de sua leitura bíblica. Leia com seriedade e dedicação. Garanto que você colherá excelentes frutos!

 

Fabrício A. de Marque




Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!