pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: O que deverá acontecer nos últimos dias?

O que deverá acontecer nos últimos dias?

 

Devemos iniciar a nossa reflexão esclarecendo o significado do conceito de “últimos tempos”, pois, infelizmente, essa expressão é mal compreendida pela maioria das pessoas. Via de regra, a maioria das pessoas acredita que os últimos dias refere-se ao período final da história que precede a Segunda Vinda de Cristo.

Assim, segundo elas, os últimos dias será marcado por inúmeras coisas ruins, como a chegada da apostasia, o surgimento do anticristo, o drama da Grande Tribulação, e assim por diante. Todavia, eu gostaria que você colocasse de lado essa concepção, pelo menos por um momento, e considerasse uma alternativa melhor.

A Bíblia revela, em várias passagens, que os últimos dias (ou “últimos tempos”) é uma realidade espiritual e histórica que foi estabelecida no século primeiro. Para provar isso, considere o apóstolo Pedro durante o seu sermão em Pentecostes. Pedro cita o profeta Joel do AT que havia profetizado sobre o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne (cf. Jl 2.28-29; At 2.16-18).

O texto é claro em afirmar que tal fenômeno deveria ocorrer quando? Isso mesmo: nos “últimos dias”. E quando se daria os “últimos dias”? O apóstolo Pedro disse que, exatamente naquela ocasião do século primeiro, essa profecia estava se cumprindo. Em outras palavras, os últimos dias haviam chegado na geração apostólica.

Além dessa evidência bíblica, há outras passagens que revelam a chegada dos últimos dias na geração dos apóstolos. O apóstolo João também disse aos seus contemporâneos, isto é, aos irmãos do primeiro século, que aquele momento que eles estavam vivendo já era a "última hora" (cf. 1Jo 2.18).

Em suma, a “última hora”, os “últimos tempos” ou os “últimos dias” foram inaugurados no primeiro século da era cristã. Cristo, em Sua Primeira Vinda, trouxe essa realidade à terra. Portanto, estamos inseridos nessa realidade escatológica há mais de 2 mil anos. A vinda de Cristo ao mundo foi um divisor de águas. A própria história da humanidade está dividida em antes e depois de Cristo (AC e DC).

Posto isso, eu volto à pergunta inicial: o que deverá acontecer nos últimos dias? Deverá acontecer o seguinte: o evangelho continuará avançando e triunfando sobre toda a terra, produzindo a melhoria e transformação gradual do mundo; todas as nações serão discipuladas e submetidas ao senhorio de Jesus; Jesus continuará subjugando progressivamente todos os Seus inimigos até o dia do Seu glorioso Retorno em glória.

Depois que Jesus retornar, todos os mortos, a um só tempo, ressuscitarão: os ímpios serão condenados e os justos serão glorificados. Em seguida, Deus vai inaugurar o estado eterno de completa perfeição. Assim, habitaremos para sempre em Sua presença. Portanto, é isso que deverá acontecer nos últimos dias. Esse processo já foi iniciado e se encontra, agora, em andamento rumo à consumação.

 


Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!