pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Se eu já li a Bíblia inteira uma vez, por que devo ler de novo?

Se eu já li a Bíblia inteira uma vez, por que devo ler de novo?


Muitos cristãos já leram a Bíblia inteira mais de uma vez. Outros, ainda carregam esse “sonho” no coração. Eles adotam o “plano de leitura anual” para o novo ano, mas, muitas vezes, fracassam no meio do caminho e acabam abandonando a leitura, transferindo a meta para o ano seguinte. Apesar do fracasso, eles compreendem a importância da leitura diária das Escrituras. Eles têm razão. Ler diariamente a Palavra de Deus deveria ser uma prática normal do povo de Deus.

Agora, se você conseguir ler a Bíblia inteira uma vez, isso quer dizer que você cumpriu com o seu dever e, portanto, não deve lê-la de capa a capa novamente? Certa vez uma pessoa disse algo mais ou menos nesse sentido para mim: “Se você já leu a Bíblia inteira, por que vai ler de novo?” Não podemos ler a Bíblia como se a sua leitura completa fosse a linha de chegada da vida cristã.

Devemos ler a Bíblia hoje, amanhã e sempre por inúmeras razões. Destaco apenas três para refletirmos. Em primeiro lugar, somos inclinados ao esquecimento das verdades eternas. Quantos versículos você é capaz de recitar de memória? Posso afirmar que 90% dos versículos que memorizei foram fixados em minha mente através da leitura constante das Escrituras.

O salmista, por exemplo, não se esqueceu de Deus, porque ele havia guardado os mandamentos do Senhor no coração: “Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, de noite, e observei a tua lei. Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos” (Salmos 119.55-56). Não é sem razão que Deus ordena que meditemos frequentemente em Sua Lei, seja em público ou em privado (cf. Js 1.8; Ed 7.10; Sl 1.2; At 17.11; Rm 15.4).

Em segundo lugar, não existe santificação sem o conhecimento das Escrituras. É muito equivocado pensar que o crescimento espiritual pode ocorrer sem a leitura, meditação e obediência às Escrituras. O corpo físico não recebe os nutrientes necessários se apenas olharmos e cheirarmos o alimento. Precisamos consumi-los.

Semelhantemente, ninguém cresce em santificação por ter uma Bíblia em casa ou por carregá-la debaixo do braço. Precisamos ler a Bíblia e aplicá-la em nossa vida. A Bíblia aberta e lida é a boca de Deus aberta trazendo conselhos, orientações e repreensões para nós. Embora o conhecimento bíblico sem a obediência seja algo terrível, não podemos ignorar o fato de que a obediência sem o conhecimento da Bíblia é algo impossível de existir.

Por fim, em terceiro lugar, Deus quer ser amado com o nosso pensamento: Jesus deixou isso claro: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22.37). Não temos a liberdade de pensar sobre Deus por nós mesmos, ou seja, não podemos pensar o que achamos ser o correto (“Deus deveria ser assim”, “Esse preceito aqui não faz muito sentido”, etc.).

Deus revelou o que deve ocupar o nosso pensamento. Ele determinou o que devemos pensar e, quando pensamos de acordo com a Sua vontade revelada, estamos O amando. Sendo assim, quando você terminar a leitura da Bíblia, recomece. Leia em uma versão, depois em outra e mais outra. Você não ficará de “saco cheio”, a menos que leia com a motivação errada. Precisamos entender que a Bíblia não é um livro como qualquer outro. A Bíblia é diferente e fascinante!

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!