pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Será que encontrei uma contradição na Bíblia?

Será que encontrei uma contradição na Bíblia?

 

Hoje pela manhã, bem cedinho, eu lia as Escrituras, como faço diariamente no mesmo horário. O dia estava bem agradável: sábado nublado, silêncio ao redor, temperatura agradável e café quentinho ao lado. Estava lendo o livro de Números, o quarto livro da Bíblia, escrito por Moisés. Um dos capítulos que li nessa manhã foi o famoso episódio que ocorreu em Baal-Peor (cf. Números 25). 

Você se lembra do que aconteceu? Vou resumir a história: os homens de Israel se envolveram sexualmente com as mulheres moabitas, o que era algo abominável ao Senhor. Como resultado desse envolvimento, os homens de Israel, à convite dessas mulheres, participaram das festas idólatras e adoraram os deuses de Moabe. Eles prestaram culto ao deus Baal. Isso aconteceu no lugar chamado Peor. Daí a expressão Baal-Peor.

Irado com a atitude dos homens de Israel, Deus enviou uma severa praga sobre a comunidade, resultando na morte de 24 mil pessoas. A praga cessou somente depois que Fineias (neto de Arão) cravou uma lança no estômago de um israelita e de uma midianita, pois esse israelita havia levado uma mulher midianita para dentro de sua tenda. A atitude de Fineias expiou o pecado da comunidade e demonstrou, ao mesmo tempo, zelo pela santidade de Deus.

Enquanto lia essa narrativa, um detalhe aparentemente irrelevante me chamou a atenção. O texto diz que 24 mil pessoas morreram como resultado da praga. No entanto, o apóstolo Paulo, ao fazer menção de uma história do AT, disse que 23 mil pessoas morreram. Veja: “E não devemos praticar a imoralidade sexual, como alguns deles praticaram, e morreram 23 mil pessoas num só dia.” (1 Coríntios 10.8). Diante disso, fica a pergunta: morreram 24 ou 23 mil pessoas no episódio de Baal-Peor?

Quem registrou a quantidade de mortos corretamente: Moisés ou Paulo? Se um acertou, então quer dizer que o outro errou? Se um deles errou, então a Bíblia possui um registro equivocado e contraditório? Se sim, como a Bíblia pode ser a Palavra de Deus? Eu quero estimular a sua reflexão, porque alguns céticos tentam refutar a Bíblia usando esse tipo de “pegadinha”. Eles pegam detalhes do texto e montam um cenário de aparente contradição nas Escrituras.

Vamos resolver esse problema? É simples. Quantas pessoas morreram no episódio de Baal-Peor: 24 ou 23 mil? Essa pergunta pressupõe que Paulo estava se referindo ao mesmo episódio de Números 25. Isso não é verdade. Paulo estava se referindo ao episódio do bezerro de ouro de Êxodo 32. Deus puniu o povo de Israel por causa da idolatria. Você pode abrir a sua Bíblia e comparar 1Coríntios 10.7 com Êxodo 32.6. Paulo cita literalmente o texto de Moisés.

Moisés não apresenta o número de mortos no episódio do bezerro de ouro, mas Paulo traz esse dado como informação extra pra nós. Sendo assim, em Baal-Peor 24 mil pessoas morreram, e na ocasião do bezerro de ouro 23 mil pessoas morreram. Paulo cita o segundo acontecimento, e não o primeiro. Simples, não acha? Infelizmente, porém, às vezes os céticos conseguem silenciar alguns cristãos com esse tipo de “armadilha”. Não permita que isso aconteça!

Quando você estiver lendo a Bíblia e encontrar algo aparentemente contraditório, anote, pesquise e procure a solução para o problema. Não é errado ter dúvidas. Errado é ficar indiferente à dúvida, pois isso pode abrir a porta para a incredulidade. Lembre-se de que a Palavra de Deus é perfeita em cada afirmação. Não há contradição entre os escritores bíblicos. Afinal, eles foram inspirados por Deus e Deus não é contraditório.

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!