pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: Por que estudar as falsas doutrinas? (Parte 1)

Por que estudar as falsas doutrinas? (Parte 1)

 

Quais são os benefícios em estudar as falsas doutrinas? Por que devemos dar importância a assuntos polêmicos? Ao invés de estudar as falsas doutrinas, não deveríamos nos dedicar ao estudo diligente da doutrina verdadeira? Muitos são incapazes de discernir a importância do estudo doutrinário, pois, segundo eles, a doutrina é muito teórica, sem implicações práticas para a vida cristã.

Pensar dessa forma é muito errado e também muito perigoso. Refletindo sobre a necessidade do estudo apologético, decidi escrever uma pequena série de artigos a fim de mostrar a importância de conhecer as falsas doutrinas. A série terá quatro artigos, cada um mostrando um benefício específico do estudo das doutrinas heréticas.

Quero destacar, primeiramente, que devemos conhecer muito bem a doutrina verdadeira antes de estudar a doutrina falsa. É o conhecimento adequado daquilo que é verdadeiro que formará o alicerce necessário para combatermos os ensinos falsos. Se uma pessoa entrar no campo de batalha doutrinário sem os devidos equipamentos, ela será atingida pelos dardos inimigos e poderá perder a batalha. Com isso, o nome de Deus será envergonhado.

Eu já li vários livros de seitas cristãs e não cristãs. Certa feita, enquanto lecionava o curso de Seitas e Heresias, eu li a conhecida obra O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec. Obviamente, eu não recomendei a leitura desse livro para outros irmãos, principalmente em se tratando de irmãos teologicamente ingênuos. Eu sei como isso poderia ser perigoso para eles. Contudo, eu li a obra, e fiz isso a fim de conhecer os ensinamentos kardecistas e refutá-los honestamente sem criar “espantalhos”.

Além disso, eu jamais me aprofundaria no estudo das falsas doutrinas sem estar firmado nas Sagradas Escrituras. Se eu assim procedesse, temo que estaria colocando minha fé em perigo. Portanto, guarde isso em seu coração: estude bem o ensino verdadeiro antes de estudar o ensino falso. Posto isso, consideremos agora o primeiro benefício do estudo das falsas doutrinas.

Devemos estudar as falsas doutrinas para a defesa pessoal da nossa fé. Há grupos heréticos que se especializam em ganhar adeptos específicos. Eles são treinados para atingir determinado grupo de pessoas. Por isso, é de suma importância construirmos cercas protetoras ao redor de nossa mente e de nosso coração. Afinal, a qualquer momento podemos ser abordados pelos membros de uma seita.

Quando estamos bem equipados, não é qualquer argumento que nos convence. Não é qualquer dardo que poderá abalar as nossas convicções. Ao estudar uma falsa doutrina à luz da Palavra de Deus, a espada do Espírito rasgará os falsos ensinamentos ao meio. Como resultado, seremos protegidos do mal e fortalecidos na fé verdadeira. É nossa tarefa zelar pela nossa espiritualidade. É nosso dever equipar a nós mesmos.

Portanto, guardemos a orientação bíblica que diz que o pastor (assim como todo cristão comprometido) deve “ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino” (Tito 1.9).

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!