pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A música e o fim dos tempos: artistas que abordaram a escatologia em suas músicas

A música e o fim dos tempos: artistas que abordaram a escatologia em suas músicas

 

A escatologia é um tema presente em muitas canções ao longo da história da música. Via de regra, a escatologia é cantada especialmente na música cristã. O tema recorrente nessas canções falam sobre a Volta de Jesus e o fim dos tempos. Todavia, além da música gospel, a escatologia também aparece em outras vertentes musicais. Vamos ver alguns exemplos nesse texto.

Começando pelo segmento cristão, temos a música “Arrebatamento”, de Rozeane Ribeiro. Um trecho da letra diz: “Aviões sem seus pilotos vão cair no chão. O mundo em desespero procurando uma solução. Cientistas tentam entender toda a verdade. É fato, é real, é realidade. Desapareceu, desapareceu! Um povo diferente que dizia ser os crentes. Desapareceu, desapareceu!”.

Como ocorre em praticamente todas as músicas cristãs, esse louvor é claramente dispensacionalista em sua escatologia. Isso ocorre, porque, de forma geral, os pentecostais — em sua maioria dispensacionalistas — investem bastante na produção de música gospel. Vemos isso na grande quantidade de artistas e grupos musicais pentecostais que surgem constantemente.

Partindo agora para o universo “secular” do mundo, no Rock temos a música “O número da besta”, de Iron Maiden. Segue uma porção da letra: “Ai de vós, ó terra e mar. Pois o Diabo envia a besta com ira. Porque ele sabe que o tempo é curto. Que aquele que tem entendimento calcule o número da besta. Pois é um número humano. Seu número é seiscentos e sessenta e seis”.

Na música pop, temos a música “Sinal dos tempos”, de Harry Styles. Segue uma parte da letra: “Apenas pare de chorar. É um sinal dos tempos. Bem-vindo ao show final. Espero que você esteja vestindo suas melhores roupas. Você não pode subornar a porta no seu caminho para o céu. Você parece muito bem aqui. Mas você não é realmente bom”.

Na música country, temos a música “O homem vem por aí”, de Johnny Cash. Uma parte da letra diz: “Ouça as trombetas, ouça os flautistas. Cem milhões de anjos cantando. Multidões estão marchando ao som do grande timbale. Vozes chamando, vozes chorando. Alguns nascem e outros estão morrendo. É o reino de Alfa e Ômega vindo”.

É importante destacar que, assim como em outras áreas, é preciso ter discernimento e sensibilidade teológica para ouvir músicas que abordam a escatologia. Afinal, nem todas as crenças presentes nessas letras estão de acordo com a Palavra de Deus. A verdade sobre a escatologia só pode ser encontrada nas Escrituras.

Através das letras, os artistas expressam suas convicções e sentimentos sobre o fim dos tempos e a vida após a morte. A música é uma forma de arte que deve ser utilizada para falar sobre assuntos sérios. Por isso, meu desejo é que haja ótimas produções de arte escatológica, seja por meio das músicas, do cinema e da literatura. O Reino tem que avançar!

 

Fabrício A. de Marque



Nenhum comentário:

Se você foi edificado, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!