pub-9363386660177184 Pensando as Escrituras: A Queda do Homem

A Queda do Homem


Texto Bíblico: Gênesis 3.

O ser humano caiu de seu estado original. Ele foi criado para glorificar Seu Criador, mas por querer ser igual a seu próprio Criador, a desobediência foi a sua escolha, e o pecado foi a sua consequência.
O capítulo 3 de Gênesis revela a triste história que marcou a vida de todos os homens, a começar pela vida de Adão e Eva. Por ser o representante da raça humana, Adão trouxe o pecado para a humanidade. Por causa de sua desobediência, Deus puniu à morte Adão, Eva e todos que vieram a partir desse casal. Fomos mal representados no Éden por um homem criado em perfeição que estava num ambiente igualmente perfeito.

(1) A Tentação
Gênesis 3 apresenta diante de nós um tentador identificado como a serpente (v. 1) que, na verdade, é o próprio Diabo: “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás [...]” (Apocalipse 20.2a). A serpente lançou dúvidas e distorceu aquilo que Deus tinha falado para Adão. A mulher foi a primeira pessoa a ser enganada: “E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão” (1 Timóteo 2.14). Em seguida, o seu marido, Adão, foi a segunda pessoa a desobedecer a Palavra de Deus. Como representante da raça humana e de sua própria família, Adão trouxe o pecado para dentro da humanidade, embora ele tenha sido a segunda pessoa enganada na história: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12).
A Queda foi o acontecimento mais marcante antes de Cristo ter vindo ao mundo. O homem experimentou completa morte espiritual e perdeu totalmente a comunhão com o Criador [1]: “[...] estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne [...] (Colossenses 2.13). A causa da Queda foi a desobediência. O Diabo tentou, mas foi o homem que pecou. O homem pecou porque quis pecar. Não havia dentro dele qualquer inclinação pecaminosa para o mal. Sua atitude, portanto, foi deliberada e desafiadora.
O homem foi derrotado no jardim do deleite, o que mostra que a tentação é mais traiçoeira do que imaginamos. Deus expulsou o homem do Éden. O jardim representava a perfeita relação do homem com o Criador.

(2) A Promessa do Redentor
Mas, se o homem havia perdido a comunhão com Deus, como essa comunhão poderia ser restaurada? Apenas por meio da morte de uma Vítima Perfeita. Deus anunciou a vinda dessa Vítima Perfeita: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15). De que maneira essa vítima restauraria o que estava perdido? Morrendo e ressuscitando. Deus deixou um sinal disso: “Fez o SENHOR Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” (Gênesis 3.21).
O pecado entrou no mundo criado em perfeição, mas Deus proclamou o Seu plano de redenção. Deus não proclamou esse plano uma única vez. A promessa de redenção foi ampliada no decorrer de todo o Antigo Testamento. Veja:

1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.1-3)

17 Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete. 19 De Jacó sairá o dominador e exterminará os que restam das cidades.” (Números 24.17,19)

11 Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. 12 Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. 13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. 14 Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre.” (1 Crônicas 17.11-14)

6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9.6-7)

Em cada período do Antigo Testamento note que Deus vai reforçando e ampliando a promessa da chegada do Messias. E o Senhor faz isso através dos Seu profetas. Deus é fiel à Sua própria Palavra!

Aplicação Prática
1. Quando Deus disser algo, obedeça. É melhor suportar o sofrimento passageiro da obediência do que pagar o preço da desobediência.
2. Deus é justo e, portanto, Ele não faz vista grossa para o pecado. A promessa de redenção envolvia uma vítima perfeita (Jesus Cristo) que recebeu a justiça divina sobre Si, na cruz do Calvário.
3. O Diabo é inimigo de Deus e dos homens. Cuidado com suas mentiras que, geralmente, distorcem a santa Palavra de Deus.
4. Além de justo, Deus também é gracioso. Cristo é a graça de Deus manifestada aos homens. Para que Deus perdoe os seus pecados e transforme o seu coração, creia no Filho de Deus.




Fabrício A. de Marque

_____________________________

Notas:
[1] A Queda não atingiu somente a dimensão teológica (o relacionamento do homem com Deus), mas também a dimensão ecológica, sociológica, existencial e laboral.



2 comentários:

  1. Como vc explica o fato de Gênesis 3:1 dizer que "a serpente era o mais astuto dos animais do campo"? Isso não colide com a ideia de que ela fosse um ser espiritual? Ainda que ela fosse um animal possuído por um espírito, a astúcia não seria dela, mas do tal espírito, correto?

    E porque o autor nem sugere a existência desse espírito, deixando que o mistério da cobra falante fosse resolvido apenas milhares de anos depois?

    Nunca vi ninguém tratar disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta, Rafael!
      A serpente era apenas um animal. É provável que ela fosse superior, ou seja, mais esperta do que outros animais. Um fato curioso, é que Jesus mandou que os discípulos fossem “prudentes como a serpente” (Mateus 10.16). Por que será? É só para refletir...

      Satanás usou a serpente para se comunicar com Adão e Eva e, assim, levá-los à desobediência a Deus por meio da sedução e do engano.

      É verdade que Gênesis não menciona Satanás, mas apenas a serpente. No entanto, outros textos da Bíblia atribuem a Satanás a culpa da ruína humana. E isso, certamente, é verdadeiro, porque a Bíblia é inteiramente inspirada (2 Timóteo 3.16).

      O autor de Gênesis estava apenas explicando a maneira com que o pecado entrou na história humana. Ele não se preocupa em explicar pormenores acerca da origem de Satanás, etc. Isso foi feito por outros autores bíblicos, à medida que a revelação de Deus era comunicada progressivamente ao Seu povo.

      Excluir

Se o conteúdo te ajudou, deixe-nos um comentário!
Obrigado pela visita!