Pesquisar
Fabrício A. de Marque
Meu nome é Fabrício e sou apaixonado pelo ensino bíblico. Cursando Teologia no Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP), me graduei em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Completei minha pós-graduação em Docência do Ensino Religioso pelas Faculdades Batistas do Paraná (FABAPAR) e também possuo um curso de Hebraico Bíblico Instrumental pelo Seminário Martin Bucer. Como professor, já lecionei disciplinas como: Teologia Sistemática, Seitas e Heresias, Introdução à Língua Hebraica, Ciências e Religião, Tipologia Bíblica, Filosofia, Escatologia, Homilética, Hermenêutica, Panorama do Antigo e Novo Testamento, entre outras. Durante anos, também atuei como professor de Escola Bíblica Dominical. Atualmente, sou professor universitário na Faculdade UCESP. Além da minha atuação acadêmica, tenho o privilégio de servir minha igreja local por meio da pregação do Evangelho e do ensino.
O propósito do blog
Esse blog existe para oferecer instrução a todos que desejam aprofundar-se nas Escrituras Sagradas. Minha proposta é trazer conteúdos bíblicos e teológicos de forma acessível tanto para o público leigo quanto para estudantes, líderes e pastores. A ênfase principal está na escatologia cristã, estudada a partir da tradição reformada e especialmente nas perspectivas do preterismo parcial e do pós-milenismo, sempre com o compromisso de edificar a Igreja de Cristo. Além disso, trato de outros temas da teologia e da vida cristã, mostrando como a Palavra de Deus ilumina todas as áreas da existência. Boa leitura!
Como vc explica o fato de Gênesis 3:1 dizer que "a serpente era o mais astuto dos animais do campo"? Isso não colide com a ideia de que ela fosse um ser espiritual? Ainda que ela fosse um animal possuído por um espírito, a astúcia não seria dela, mas do tal espírito, correto?
ResponderExcluirE porque o autor nem sugere a existência desse espírito, deixando que o mistério da cobra falante fosse resolvido apenas milhares de anos depois?
Nunca vi ninguém tratar disso...
Ótima pergunta, Rafael!
ExcluirA serpente era apenas um animal. É provável que ela fosse superior, ou seja, mais esperta do que outros animais. Um fato curioso, é que Jesus mandou que os discípulos fossem “prudentes como a serpente” (Mateus 10.16). Por que será? É só para refletir...
Satanás usou a serpente para se comunicar com Adão e Eva e, assim, levá-los à desobediência a Deus por meio da sedução e do engano.
É verdade que Gênesis não menciona Satanás, mas apenas a serpente. No entanto, outros textos da Bíblia atribuem a Satanás a culpa da ruína humana. E isso, certamente, é verdadeiro, porque a Bíblia é inteiramente inspirada (2 Timóteo 3.16).
O autor de Gênesis estava apenas explicando a maneira com que o pecado entrou na história humana. Ele não se preocupa em explicar pormenores acerca da origem de Satanás, etc. Isso foi feito por outros autores bíblicos, à medida que a revelação de Deus era comunicada progressivamente ao Seu povo.